Inovação

Revestimento inovador promete resfriar edifícios sem consumir energia

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, na Arábia Saudita, desenvolveu um revestimento inovador que promete resfriar edifícios e casas sem a necessidade de gastar energia elétrica. Esta técnica, conhecida como refrigeração radiativa, envia calor para o espaço através da emissão de luz infravermelha em uma faixa para a qual a atmosfera terrestre é transparente.

Siga-nos no Instagram

O novo revestimento é feito de um filme polimérico com uma estrutura bicamada de alumínio e polidimetilsiloxano (PDMS), um elastômero transparente com alta absorção na faixa da “janela atmosférica” da Terra e baixa absorção na faixa visível do espectro solar. Este material torna-se ideal para o resfriamento radiativo.

Para criar o filme, os pesquisadores utilizaram um processo de revestimento laminar para aplicar uma camada de PDMS sobre uma folha de alumínio, controlando sua espessura com uma lâmina dosadora. A estrutura resultante foi aquecida em um forno a cerca de 60 graus Celsius por duas horas para finalizar o processo.

Já que o material para resfriar edifícios era fortemente afetado pelo ambiente em que era instalado, a equipe também desenvolveu um abrigo especial para proteger o material do ambiente, direcionando a radiação térmica para o céu. Esse aprimoramento permitiu uma redução de temperatura diurna de 6,5 graus Celsius no ambiente externo.

O objetivo é simplificar e reduzir os custos dos sistemas de ar-condicionado que não consomem energia. Além disso, os pesquisadores estão trabalhando no aprimoramento da estrutura óptica do filme para melhorar seu resfriamento radiativo, bem como explorando aplicações em condensação de vapor e resfriamento de água.

Leia mais:

Fonte: Inovação Tecnológica

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo