Esse trator robótico, chamado HEAP, baseou-se em um projeto digital para escavar a base do muro e empilhar as pedras, tudo de forma autônoma. Usando sensores, ele organizou o canteiro de obras, localizou o ponto de construção e escolheu as pedras necessárias.
O trator foi capaz de examinar as pedras, pegando aquelas que se encaixavam melhor no muro com uma precisão de 82% e um erro médio de apenas 10 centímetros, dispensando a fase de acabamento necessária nas construções manuais.Essa escavadeira autônoma, uma versão modificada de 12 toneladas da escavadeira móvel Menzi Muck M545, foi capaz de posicionar de 20 a 30 pedras de uma vez. Embora pareça lento, seu ritmo de uma pedra a cada 12 minutos é comparável ao de um operador humano experiente em uma escavadeira manual.
O sistema utilizou algoritmos avançados para planejamento e seleção das pedras, combinando recursos baseados em características, métodos de alvenaria tradicional e simulação para posicionar as pedras alinhadas com a superfície desejada.
Apesar da sua autonomia, a máquina ainda requer orientação humana para navegar pelo canteiro de obras, especialmente quando outros trabalhadores ou veículos estão presentes. No entanto, sua capacidade de carga e flexibilidade tornaram possível criar estruturas de demonstração de grande porte, alcançando alturas de até 6 metros.Leia mais:
- Por que o pôr do sol em Marte é azul e não vermelho?
- Após 50 anos, Estados Unidos retornarão à Lua em 25 de janeiro
- Brasileira cria tijolo feito com caroço de açaí
Fonte: Inovação Tecnológica