Inovação

Trator autônomo constrói muro de pedra sozinho, sem tratorista

Trator autônomo constrói muro de pedra sozinho, sem tratorista
[Imagem: Marc Schneider/ETH Zurich]
Um trator autônomo desenvolvido pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) fez história construindo um muro de pedra de seis metros de altura e 65 metros de comprimento sem a intervenção de um tratorista.

Siga-nos no Instagram

Esse trator robótico, chamado HEAP, baseou-se em um projeto digital para escavar a base do muro e empilhar as pedras, tudo de forma autônoma. Usando sensores, ele organizou o canteiro de obras, localizou o ponto de construção e escolheu as pedras necessárias.

Trator autônomo constrói muro de pedra sozinho, sem tratorista
O robô autônomo faz todo o trabalho, desde a fundação até o término do muro.
[Imagem: Girts Apskalns/ETH Zurich]
O trator foi capaz de examinar as pedras, pegando aquelas que se encaixavam melhor no muro com uma precisão de 82% e um erro médio de apenas 10 centímetros, dispensando a fase de acabamento necessária nas construções manuais.

Essa escavadeira autônoma, uma versão modificada de 12 toneladas da escavadeira móvel Menzi Muck M545, foi capaz de posicionar de 20 a 30 pedras de uma vez. Embora pareça lento, seu ritmo de uma pedra a cada 12 minutos é comparável ao de um operador humano experiente em uma escavadeira manual.

O sistema utilizou algoritmos avançados para planejamento e seleção das pedras, combinando recursos baseados em características, métodos de alvenaria tradicional e simulação para posicionar as pedras alinhadas com a superfície desejada.

Trator autônomo constrói muro de pedra sozinho, sem tratorista
O sistema planeja o muro e o robô executa o trabalho pesado, capturando as pedras corretas e colocando-as na melhor posição.
[Imagem: Marc Schneider/ETH Zurich]
Apesar da sua autonomia, a máquina ainda requer orientação humana para navegar pelo canteiro de obras, especialmente quando outros trabalhadores ou veículos estão presentes. No entanto, sua capacidade de carga e flexibilidade tornaram possível criar estruturas de demonstração de grande porte, alcançando alturas de até 6 metros.

Leia mais:

Fonte: Inovação Tecnológica

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo