Inovação

Sapato futurista da Nike abre e fecha sem as mãos

A Nike criou um sapato futurista que é capaz de abrir e também fechar sem ser preciso utilizar as mãos para realizar as ações.

A criação foi chamada de Nike GO FlyEase, previsto para ser lançado ainda no final deste ano, custando US$ 120 (cerca de R$690,00 em conversão direta no câmbio atual).

Haverá três cores: branco, azul claro e volt (o famoso verde fluorescente encontrado em diversos modelos da Nike), preto, turquesa e carmim e também preto e azul.

Como funciona a tecnologia do sapato futurista

Para funcionar conta com uma espécie de dobradiça biestável, que permite que toda a palmilha do sapato futurista se dobre, o que consequentemente cria uma abertura.

A abertura criada se assemelha a abertura de um chinelo, sendo facilmente calçável sem necessitar da ajuda das mãos para colocar o sapato apropriadamente nos pés.

O mesmo funciona para a remoção, visto que o calçado possui uma protuberância na parte traseira que ativa o mecanismo quando é pisada.

Apesar de ser uma mecânica aparentemente simples (ao ser acionada quando é pisada), ela é mantida com uma faixa tensora elástica quando o tênis está nos pés.

Assim, o Nike GO FlyEase é mantido firme nos pés e ela não é facilmente acionada caso uma outra pessoa pise no tênis sem querer, por exemplo.

Objetivo do modelo GO FlyEase

De acordo com a empresa em comunicado sobre o lançamento do GO FlyEase, o calçado é intuitivo: sendo fácil de colocar e também fácil de tirar.

A empresa buscou criar um tênis livre do uso das mãos, para clientes que desejam praticidade ou tem pressa durante o dia a dia.

Por estar na linha FlyEase, ele também segue os três pilares principais da linha: fáceis de abrir e fechar, simples para colocar e acomodam os mais diferentes formatos de pés.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Nike

Fonte: Exame e Mashable

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo