Notícias

Após 50 anos, Estados Unidos retornarão à Lua em 25 de janeiro

Os Estados Unidos estão programando um retorno à Lua em 25 de janeiro, marcando mais de 50 anos desde a última missão Apollo. A empresa Astrobotic lidera essa iniciativa, sendo potencialmente a primeira empresa privada a realizar tal feito. Desenvolveram o módulo de pouso chamado Peregrine, que transportará instrumentos da NASA para estudar o ambiente lunar em preparação para as futuras missões tripuladas do programa Artemis.

Siga-nos no Instagram

O programa CLPS

A NASA contratou diversas empresas, incluindo a Astrobotic, para enviar experimentos científicos e tecnologias para a Lua por meio do programa CLPS (Desenvolvimento de Economia Lunar e Serviços de Transporte Eficientes). Este programa visa desenvolver uma economia lunar e fornecer serviços de transporte mais acessíveis.

O lançamento, agendado para 24 de dezembro na Flórida, usará o novo foguete Vulcan Centaur da ULA. O pouso autônomo, planejado para 25 de janeiro, enfrentará desafios significativos, considerando a taxa de sucesso limitada em missões lunares. A Astrobotic lidera com a colaboração de outras empresas como Firefly Aerospace, Draper e Intuitive Machines, contribuindo para a NASA no âmbito do programa CLPS.

Apesar dos riscos reconhecidos, a Astrobotic e outras empresas estão cientes dos desafios. A NASA destaca que, mesmo com possíveis falhas, o programa CLPS já teve um impacto positivo na infraestrutura comercial necessária para estabelecer uma economia lunar. O objetivo final da NASA, por meio do programa Artemis, é estabelecer uma base na superfície lunar.

Leia mais:

Fonte: Engenharia É

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo