Notícias

EUA lançam a primeira espaçonave à Lua em mais de 50 anos

EUA lançam sua primeira espaçonave à Lua em mais de 50 anos
(Imagem: Reprodução/NASA)

Na madrugada desta segunda-feira (08), a empresa aeroespacial Astrobotic, sediada em Pitsburgo (EUA), marcou um momento significativo ao lançar com sucesso a nave espacial Peregrine de Cabo Canaveral. Este evento representa o primeiro lançamento dos Estados Unidos em direção à Lua desde o encerramento dos voos Apollo da NASA em 1972.

Siga-nos no Instagram

Detalhes do lançamento

A nave Peregrine estava acoplada ao foguete Vulcan, resultado da colaboração entre a United Launch Alliance (ULA), Lockheed Martin e Boeing, com interesse do Pentágono em futuras missões. Este lançamento faz parte dos programas Artemis e Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA.

Missão e investimentos

A Peregrine, transportando 20 instrumentos científicos, enfrentou oposição do povo Navajo devido ao envio de restos cremados para a Lua, considerada sagrada. A missão integra investimentos da NASA, que planeja alocar US$ 2,6 bilhões ao longo de dez anos para impulsionar missões comerciais à Lua.

Importância do foguete Vulcan

O foguete Vulcan, resultado da joint venture entre Lockheed Martin e Boeing, com motores fornecidos pela Blue Origin de Jeff Bezos, ganha relevância. O Pentágono manifestou interesse em utilizar o Vulcan para missões de segurança nacional, dependendo de uma certificação após um segundo voo bem-sucedido.

Desafios e futuro

A bordo da Peregrine estão diversos instrumentos científicos, incluindo contribuições da NASA, amostras de DNA e restos cremados em parceria com a Celestis. A missão, apesar dos desafios históricos, marca o início de uma nova era de acesso à superfície lunar para cargas comerciais, destacando o avanço da indústria privada na exploração espacial.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo