Notícias

Primeira SUV 100% elétrica da Toyota conta com painéis solares e chega nas ruas ainda esse ano

A primeira SUV 100% elétrica da Toyota, bZ4X, deverá chegar as ruas ainda este ano, porém seu lançamento irá ocorrer mundialmente até o ano de 2025.

Siga-nos no Instagram

O modelo é o primeiro da família de 7 veículos da “Beyond Zero”, e traz como grande diferencial seus painéis solares, que podem gerar até 1.800 km por ano.

Na última segunda-feira (1), a montadora japonesa confirmou o início da produção em série do carro e também informações sobre a previsão dele em diversos mercados.

De acordo com a marca, se trata de um SUV espaçoso e confortável, que estará disponível com um novo sistema de tração nas quatro rodas.

Esse sistema, deverá oferecer um manuseio e desempenho off-roads líderes de classe, com motores elétricos separados para cada eixo.

Além disso, o modelo também é o primeiro carro construído na nova plataforma dedicada BEV da empresa, baseado na filosofia e-TNGA, e desenvolvido em parceria com a Subaru.

Primeira SUV 100% elétrica conta com autonomia de 450 km

O bZ4X conta com uma bateria de 71,4 kWh, capaz de dar autonomia de 450 km que dependem do modo de condução do motorista.

A bateria conta com uma expectativa de vida longa, onde mesmo após 10 anos de uso, ela ainda deverá operar com cerca de 90% do desempenho original.

O carro é compatível com carregadores de alta potência e, também, com 150 kW de carga rápida por corrente contínua, onde irá recuperar 80% da bateria em apenas 30 minutos.

Além de ser um veículo elétrico, o bZ4X também conta com o teto solar opcional, onde pode captar energia solar e gerar eletricidade para rodar o equivalente a 1.800 km por ano.

Segundo a Toyota, o carro poderá carregar em estacionamentos em que não há estações de recarga, e a energia também poderá ser utilizada para carregar o bZ4X em caso de desastres ou outras emergências.

Toyota bZ4X

Outras informações do veículo

Mais dados revelados do modelo é quanto suas duas versões diferentes de motorização, sendo essas versões:

  • MOTOR ÚNICO: para quem deseja SUV com tração dianteira com um único motor de 150 kW (204 cv), com torque de 27,2 kgfm e que vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h.
  • DOIS MOTORES: dois motores de 80 kW, sendo um em cada eixo, somando 160 kW (214 cv), com torque de 34,2 kgfm, que vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, e a mesma velocidade máxima de 160 km/h.

A Toyota revelou que o primeiro bZ4X será lançado no início de novembro nos Estados Unidos, e no dia 2 de dezembro na Europa.

O início das reservas online deverá ocorrer logo em seguida, e também deverá chegar em breve para consumidores da China e Japão.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Toyota

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo