Notícias

NASA perde contato com todas as missões que estão ocorrendo em Marte

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) está perdendo o contato com todas as missões que estão acontecendo em Marte atualmente.

Siga-nos no Instagram

A comunicação está suspensa desde o último sábado (2), e deverá se estender até o dia 16, durante o período conhecido como “conjunção solar”, que ocorre a cada dois anos.

Essa interrupção de comandos se dá devido a essa época em que Marte fica posicionado do lado oposto do sol em relação à Terra.

Entenda mais sobre a perda de contato com todas missões

Durante o período da conjunção solar, o sol expulsa um gás quente ionizado de sua coroa, podendo interferir nos sinais de rádio da Terra.

Como resultado, comandos podem ser corrompidos e gerar comportamentos inesperados que devem ser contornados devido a uma lista de comandos já programados pela agência espacial.

Alguns desses comandos estendem essa moratória de comando um ou dois dias antes e depois do período do evento, dependendo da distância angular entre Marte e o sol, no céu da Terra.

Segundo Roy Gladden, gerente da Mars Relay Network do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência, as missões deverão informar sobre seu estado de saúde, mesmo não tão ativas nas próximas semanas.

Como serão as missões durante esse período

  • PERSEVERANCE: o rover deverá realizar medições do tempo com seus sensores, procurar redemoinhos de poeira com suas câmeras e utilizará seu radar de subsuperfície, capturando novos sons com os microfones;
  • INGENUITY: o helicóptero deverá permanecer estacionário, a 175 metros de distância do Perseverance, comunicando seu status semanalmente ao Perseverance;
  • CURIOSITY: assim como o outro rover, o Curiosity também deverá fazer medições de tempo e de radiação, além de procurar redemoinhos;
  • INSIGHT: a sonda deverá continuar usando seu sismômetro para detectar tremores;
  • ORBITADORES DA NASA: o Odyssey, Mars Reconnaissance Orbiter e MAVEN devem seguir transmitindo alguns dados das missões de superfície da agência para a Terra, além de continuar coletando sua própria ciência.

Chegará ao nosso planeta apenas uma quantidade limitada de dados científicos durante o evento, porém a frota deverá salvar grande parte deles até depois da moratória.

Logo após, os instrumentos devem enviar seus dados restantes para um sistema de antenas de rádio da NASA, a Deep Space Network.

Os engenheiros da agência espacial norte-americana deverão gastar aproximadamente uma semana somente para baixar as informações, antes de retomar operações normais da frota.

Caso as equipes determinem que qualquer um dos dados científicos foi corrompido, eles deverão retransmitir esses dados.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik/kjpargeter

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo