Notícias

Vulcão Cumbre Vieja ainda está em erupção e sua lava já chegou ao oceano, veja imagens

O vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, ainda está em erupção, com novas imagens divulgadas de sua lava chegando ao mar.

Siga-nos no Instagram

A estrutura entrou em erupção no dia 19 de setembro, e trouxe diversas imagens registradas do espaço, através de satélites que mostram o intenso fluxo de lava.

A lava está escorrendo no Oceano Atlântico, e as imagens também mostraram a nova península formada pelo magma solidificado na costa da ilha.

Até agora, foram mais de 6.000 pessoas evacuadas das Ilhas Canárias desde o início da erupção, e três vilas que ficam próximas ao vulcão ainda estão interditadas.

Não foram registrados feridos ou mortos, porém especialistas ressaltam o perigo do encontro da lava com as águas do mar, capaz de liberar gases tóxicos.

Vulcão Cumbre Vieja e suas imagens divulgadas

A Maxar Technologies divulgou uma imagem onde é possível observar o fluxo de lava escorrendo por toda a costa de La Palma.

Quando a lava se resfria com as águas do mar, é formada uma nova península na ilha, que até agora, já supera o tamanho de 25 campos de futebol, segundo o Instituto Vulcânico das Canárias (Involcan).

A Estação Espacial Internacional (ISS) também divulgou uma foto tirada pelos cosmonautas Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov, onde é possível ver o fluxo de lava chegando ao oceano.

Na imagem divulgada por Novitsky em seu Twitter, é observado o intenso fluxo laranja ao lado dos filamentos de luz das comunidades que vivem próximas ao vulcão.

Por fim, o programa de observação da Terra, Copernicus Sentinel-2, que é operado pela União Europeia, registrou a estrutura durante o dia.

No momento da imagem, o delta de lava cobria cerca de 20 hectares, sendo a imagem processada em cores reais e combinada ao infravermelho, com objetivo de destacar a lava aquecida.

Vulcão Cumbre Vieja

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Twitter/Oleg Novitskiy

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo