Notícias

Alertas em Vulcão capaz de causar tsunamis no Brasil preocupa especialistas

Alertas em vulcão da costa do continente africano pode ser capaz de causar tsunamis no Brasil, segundo especialistas da área.

Siga-nos no Instagram

O vulcão Cumbre Vieja estava adormecido desde 1971, localizado na Ilha de La Palma, nas Canárias, considerada uma comunidade autônoma da Espanha.

Recentemente, o vulcão teve seu nível de alerta elevado de verde para amarelo, após um aumento repentino no número de terremotos e atividades sísmicas.

No domingo (19), o Cumbre Vieja entrou em erupção, porém ainda continua ativo e caso ocorra alguma erupção explosiva, seria possível que um tsunami atingisse todas as Américas, com um grande impacto nos litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Alertas em vulcão e a atividade magmática tem maior valor observado nos últimos 30 anos

De acordo com o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), a atividade conta com o maior valor dos últimos 30 anos.

A ilha está localizada a 4.462 km de São Luís (MA), de acordo com uma pesquisa realizada por Mauro Gustavo Resse Filho, geólogo do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente, o Instituto Nacional Geográfico da Espanha (IGN-ES) está divulgando informações em tempo real sobre o vulcão em seu site.

Em entrevista ao Uol, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Teixeira, já havia afirmando sobre a possibilidade do tsunami.

 “Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva”

Carlos Teixeira. 

O pesquisador frisou que somente um tsunami ocorreria caso ocorresse uma erupção explosiva.

 “Se for [explosiva], não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”.

Caros Teixeira

Sobre a erupção que ocorreu no último domingo

A erupção que ocorreu forçou a retirada de cerca de 5.000 pessoas, e a lava tomou casas e florestas. Segundo Stavros Meletlidis, doutor em vulcanologia do Instituto Geográfico Espanhol, a erupção abriu cinco fissuras na encosta.

Como resultado, não é possível ter certeza de quanto tempo ela pode durar, sendo necessário medir a lava todos os dias.


Fonte: Um só Planeta e Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução FORTA/Handout via Reuters

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo