Notícias

Boeing 737 MAX-9 é proibido de voar no Brasil pela Anac após acidente

Boeing 737 MAX-9 da Copa Airlines
Copa Airlines (Imagem: Divulgação)

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proibiu o uso do Boeing 737 MAX-9 no Brasil, seguindo a decisão dos Estados Unidos após um acidente na última sexta-feira. A Copa Airlines, que opera o modelo entre São Paulo, Rio de Janeiro e Panamá, é afetada por essa medida.

Siga-nos no Instagram

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) ordenou a suspensão temporária de 171 aviões Boeing 737 Max 9 para inspeções de segurança, após um incidente em que um painel da cabine se soltou de um voo da Alaska Airlines na sexta-feira.

Erro inicial e retificação

Inicialmente, a Anac afirmou que nenhuma companhia utilizava o Boeing 737 MAX-9 no Brasil. No entanto, ao confirmar a operação da aeronave pela Copa, a agência corrigiu a informação, destacando que a proibição nos EUA automaticamente se estende ao Brasil.

Detalhes importantes

  • O Boeing 737 MAX-9 não está autorizado a operar no Brasil.
  • A Anac confirmou a proibição, corrigindo a informação anterior.
  • A Copa Airlines é a operadora do modelo afetado.
  • A decisão foi desencadeada por um acidente nos Estados Unidos.

Ajustes necessários

A Anac esclareceu que a informação inicial incorreta sobre o não uso do modelo no Brasil foi resultado de um erro no registro da aeronave da Copa Airlines. Esse equívoco foi identificado, verificado e corrigido.

O incidente

O voo, com 171 passageiros e seis membros da tripulação, estava a caminho de Portland, Oregon, para Ontario, Califórnia, quando uma parte da fuselagem se soltou do lado esquerdo da aeronave, causando uma descompressão rápida. Os pilotos conseguiram retornar e pousar em segurança no Aeroporto Internacional de Portland, sem relatos de ferimentos graves.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital e Interesting Engineering

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo