Inovação

Telha que gera energia solar é registrada no INMETRO e poderá ser comercializada ainda esse ano

A telha que gera energia solar, da empresa de construção civil Eternit, foi registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no final de dezembro do último ano (2021). 

Siga-nos no Instagram

Ela recebeu o registro para a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento do Brasil, e foi batizada de Eternit Solar, sob o número de registro 008434/2021. 

Foram realizados testes no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), além de também ter instalações no modelo ondulado F-140 na Universidade de Santa Catarina (UFSC) e na unidade fabril de Atibaia. 

 

Saiba mais sobre a telha que gera energia solar recentemente registrada 

 

A Eternit Solar foi desenvolvida em 20210 e 2021, e passou por um processo de adequação na geometria, com o objetivo principal de permitir a incorporação das células fotovoltaicas. 

O gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit, Luiz Lopes, ressaltou que mesmo com as células solares integradas, o peso da telha é quase o momento. 

Como resultado, é possível instalar em estruturas pré-existentes, não precisando haver modificações no telhado onde a Eternit Solar será instalada. 

Esteticamente, a telha é ondulada e levemente plana no topo das ondulações, e é onde estão integradas as células solares, formando um conjunto único de dimensão 2,44m x 1,10m. 

A nova tecnologia conta com uma potência de 142,2 Wp (watt-pico), gerando uma maior geraço de energia por telha, não havendo a necessidade de muitas telhas para uma casa pequena. 

Segundo Lopes, com a potência da Eternit Solar, apenas 4 a 6 telhas já atendem a necessidade de uma residência pequena, e o restante da cobertura pode ser composto de telhas de fibrocimento. 

 

Projetos-piloto 

 

A empresa já conta com projetos-piloto encaminhados em diversos tipos de imóveis, a fim de ter a avaliação de desempenho e adequação da telha aos diferentes perfis de clientes. 

Entre esses tipos de imóveis, estão: 

  • Casas populares; 
  • Comunidades; 
  • Galpões; 
  • Construções sem telhado aparente; 
  • Instalações comerciais; 
  • Postos de gasolina; 
  • Projetos na área agrícola; 
  • Projetos na área aviária. 

Após haver a análise bem-sucedida desses pilotos, a empresa deverá definir um cronograma de comercialização para a telha solar, atendendo a expectativa da empresa de que o produto alcance o alto potencial de mercado, devido as suas compatibilidades com telhas tradicionais de fibrocimento. 

 

Fonte: Ciclo Vivo 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Eternit 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo