Notícias

Primeira telha solar do Brasil já começou a ser vendida

A primeira telha solar do Brasil já começou a ser vendida pela Eternit, uma empresa de construção civil que desenvolveu suas telhas de concreto que geram energia.

Siga-nos no Instagram

As telhas, conhecidas como BIG-F10, estão sendo vendidas atualmente somente para clientes selecionados no Estado de São Paulo, e também próximos à unidade fabril, localizada em Atibaia.

A seleção dos clientes foi realizada pela equipe técnica e pela equipe comercial da Eternit, com base na capacidade inicial de produção.

Além disso, também foi considerada a formação de um portfólio de projetos de referência, para diversas condições climáticas e padrões construtivos.

O empreendimento atualmente está se preparando para a comercialização mais ampla e para um volume maior durante os próximos meses.

telha solar eternit

Primeira telha solar do Brasil busca a democratização da energia elétrica

De acordo com o presidente do grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa, a empresa pretende democratizar o acesso à energia elétrica originada de fontes renováveis.

Já o responsável pela área de Desenvolvimento de Novos Negócios da empresa, Luiz Antonio Lopes, afirmou que atualmente só existem placas fotovoltaicas em larga escala.

Essas placas são somente modelos instalados em cima dos telhados, o que nem sempre traz a estética desejada pelo cliente.

Lopes também afirmou que foram necessários três anos de testes e adaptações para obterem o modelo ideal, onde as células fotovoltaicas são integradas diretamente no material.

Telha da empresa Tégula

A telha chamada Tégula Solar já foi aprovada e registrada pelo Inmetro desde 2019, medindo 36,5 cm por 47,5 cm.

A Tégula Solar é composta de concreto, porém conta com as células fotovoltaicas, que estão incorporadas em sua superfície.

Ao todo, possui uma potência de 9,16 watts, o equivalente a uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh.

A telha, que ainda não teve seu valor divulgado, conta com uma vida útil estimada em 20 anos, além de contar com uma fácil instalação.

Segundo Lopes, se trata de um produto que não interfere na arquitetura das construções, devido ao seu peso e estrutura similar às telhas convencionais.

Aliás, o produto somente agregaria valor ao telhado, oferecendo não só proteção, como também um conforto térmico e acústico.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Eternit

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo