NotíciasTecnologia

Amazon lança seus primeiros satélites de internet, rivalizando com a starlink da SpaceX

Satélite no espaço. Amazon lança seus primeiros satélites de internet, rivalizando com a starlink da SpaceX
(Imagem: Deposit Photos)

A Amazon deu um grande passo rumo ao espaço ao lançar com sucesso seus dois primeiros satélites de internet, marcando o início da construção de uma constelação de mais de três mil satélites. Com esse movimento, a empresa se torna uma concorrente direta do sistema Starlink da SpaceX, de Elon Musk, com o objetivo de fornecer acesso à internet para milhões de pessoas em áreas remotas e rurais que atualmente não têm esse serviço.

Siga-nos no Instagram

Os protótipos de satélites foram lançados do Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do foguete Atlas V, operado pela United Launch Alliance. A Amazon confirmou que os satélites foram implantados com sucesso na órbita e a comunicação com eles foi estabelecida.

Nos próximos dias e semanas, a Amazon planeja usar esses satélites para coletar dados do espaço e adicionar informações do “mundo real” aos dados já coletados em testes laboratoriais e de campo. Isso é essencial para aprimorar o projeto da constelação Kuiper, que visa fornecer acesso à internet em áreas remotas.

Os satélites

A Amazon planeja investir mais de US$ 10 bilhões na rede e tem como meta lançar seus primeiros satélites operacionais no primeiro semestre de 2024, com testes preliminares com clientes comerciais previstos até o final de 2024. A empresa está programada para lançar metade dos 3.236 satélites planejados até julho de 2026.

O principal objetivo da constelação Kuiper é conectar milhões de pessoas em áreas rurais e remotas que atualmente não têm acesso à banda larga. A tecnologia funcionará transmitindo sinais de internet dos satélites para terminais terrestres pequenos.

Enquanto a Amazon entra no campo das constelações de satélites, ela se coloca como uma futura concorrente do serviço Starlink da SpaceX, que tem ganhado expansão rapidamente. No entanto, especialistas acreditam que levará alguns anos até que o sistema da Amazon esteja totalmente operacional e possa oferecer uma competição real.

Leia mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo