Ícone do site Engenharia Hoje

Avião elétrico da Embraer será exposto ao público em São Paulo (SP)

Protótipo de avião elétrico (Imagem: divulgação/Embraer)

A Embraer está prestes a exibir seu avião elétrico em São Paulo (SP) pela primeira vez. Este protótipo, que ainda está em fase de testes, servirá como base para outros projetos da fabricante brasileira e será apresentado ao público pela primeira vez após seu voo inaugural. Veja os detalhes:

  • A Embraer levará seu primeiro avião 100% elétrico para o Congresso SAE Brasil, que acontecerá entre 10 e 11 de outubro deste ano em São Paulo (SP).
  • Embora não tenham sido divulgados detalhes específicos sobre o avião, é importante destacar que se trata de um protótipo derivado do Ipanema, uma aeronave amplamente utilizada para a pulverização de lavouras no Brasil.
  • A ideia por trás deste protótipo é gerar dados e conhecimentos que serão utilizados no desenvolvimento de um avião elétrico completamente novo, em vez de uma adaptação de uma aeronave já existente.
Protótipo de avião elétrico (Imagem: divulgação/Embraer)

Enquanto a indústria automobilística tem avançado consideravelmente na eletrificação de motores e baterias, a aviação também está explorando essa trajetória. A Embraer, como parte desse esforço, apresentará seu avião elétrico durante o congresso, destacando a capacidade do Brasil de liderar a transição global para a energia sustentável por meio da inovação e pesquisa aplicada, conforme declarou o Presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Vale ressaltar que, embora o protótipo seja baseado no Ipanema, a versão comercial do avião elétrico será desenvolvida do zero para atender às necessidades específicas dessa proposta, e a Embraer ainda não forneceu informações detalhadas sobre a capacidade das baterias, autonomia de voo ou peso do protótipo. Além disso, a empresa também apresentará um simulador do jato comercial de nova geração E2 e uma experiência de realidade virtual do eVTOL da Eve, a divisão da marca dedicada aos carros voadores.

Leia mais: