Notícias

Avião movido por painéis solares passa em teste de autonomia e poderá voar para sempre

A Skydweller, empresa de engenharia aeroespacial, divulgou recentemente o sucesso do primeiro teste de autonomia do seu avião movido por painéis solares, que leva o mesmo nome que a empresa.

Siga-nos no Instagram

O protótipo utilizado não-tripulado realizou ao total 10 pousos e decolagens na cidade de Albacete, cidade na Espanha, e usou os sistemas GNC (Autonomia e Orientação, Navegação e Controle).

Todos os 10 voos foram acompanhados por pilotos, assim como em sistemas de direção beta, onde foram totalmente orientados pelo sistema de geolocalização da empresa.

De acordo com o líder de estratégia da Skydweller, John Parkes, o sucesso desses testes provaram a habilidade da empresa em desenvolver, testar e também integrar capacidades de sistemas autônomos com segurança.

O avião já havia sido divulgado anteriormente pela empresa, sendo capaz de gerar dois quilowatts de energia através de seus painéis solares, além de carregar equipamentos de radar e câmera com uma carga de aproximadamente 360 kg.

Avião movido por painéis solares realizou voos em loop

Na hora de realizar os testes, a aeronave utilizou as coordenadas no espaço aéreo, e foi se ajustando enquanto se aproximava de cada ponto, até que entrou em um circuito de voo em loop fechado.

A opção de voar neste “loop fechado” foi para testar a capacidade do sistema de detectar alterações climáticas, além de verificar a qualidade dos voos em diferentes altitudes com o avião.

Também foram testados os:

  • Sensores de decolagem;
  • Sensores de pouso;
  • E o sensor de comunicação.

Próxima etapa da aeronave Skydweller

A empresa planeja que na próxima etapa do avião seja possível realizar o objetivo do voo infinito, ao trabalhar em componentes que tornem isso uma possibilidade.

Atualmente, a Skydweller está equipada com componentes de aviões comerciais tradicionais, que não foram feitos para voar durante tanto tempo, e mesmo assim já conta com uma autonomia desenvolvida de um voo sem interrupções por 90 dias.

Entretanto, a empresa afirmou que o objetivo do voo infinito é possível devido à própria aeronave, que é capaz de se abastecer pelos painéis solares em pleno voo.

Esses painéis solares estão posicionados em cada asa, com uma envergadura aproximada de 72 metros, por 269 metros quadrados de células fotovoltaicas.


Fonte: Olhar Digital e Aviation Today

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Skydweller

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo