Notícias

Empresa chinesa rival da Tesla posta vídeo de voo bem sucedido com seu carro voador

Uma empresa chinesa rival da Tesla, a Xpeng, postou um vídeo de um voo bem sucedido com o seu carro voador, batizado de Voyager X2.

Siga-nos no Instagram

O modelo pertence a quinta geração de veículos da montadora, que foi apresentada pela primeira vez em setembro deste ano, no salão do automóvel Auto Shanghai.

Atualmente, a empresa tem como principal objetivo se diferenciar através da construção desses veículos, focados em usuários individuais.

De acordo com o fundador da Xpeng, Zhao Deli, pesquisas do mercado já apontaram que o preço desses veículos voadores deverá girar entre 800 mil e 1,5 milhão yuans (cerca de R$ 650.000 e R$ 1,2 milhão, em conversão direta).

Empresa chinesa rival da Tesla já realizou mais de 10.000 voos de testes

O Voyager X1 é o modelo da quarta geração de veículos, que já conta com mais de 10.000 voos de testes, sendo atualmente destinado para:

  • Deslocamentos locais pessoais;
  • Resgates de emergência;
  • Turismo aéreo.

O veículo, que pesa aproximadamente 240 kg, pode carregar 200 kg e atingir uma velocidade máxima de 120 km/h.

Capaz de voar a uma altitude inferior a 1.000 metros, o modelo conta com uma classificação de resistência ao vento de C5 à C6.

Voyager X2

Já o Voyager X2 deverá ser utilizado em percursos urbanos, uma vez que se trata de uma aeronave eVTOL de cabine fechada de dois assentos, equipada com um sistema de monitoramento 24 horas, detectando quaisquer problemas potenciais antes que eles se agravem.

Além disso, o modelo possui funções de decolagem e pouso autônomo, carga, programação e também controle de voo, capazes de calcular uma rota de voo segura ao avaliar diversos fatores, entre eles:

  • Edifícios vizinhos;
  • Condições meteorológicas;
  • Áreas restritas;
  • Entre outros.

O Voyager X2 é fabricado em fibra de carbono, sendo mais pesado em comparação ao X1, com 560 kg e comportando somente dois passageiros.

Esse modelo atinge até 130 km/h, sendo projetado para voar apenas por 35 minutos, também a uma altitude inferior a 1.000 metros e é alimentado por um sistema de carga eficiente, com uma porta de carga plug-in, semelhante à de carros elétricos.

No entanto, para que ambos modelos possam ser utilizados, existem diversos aspectos legais que devem ser trabalhados.

Segundo a mídia chinesa, a atual legislação do país só permite o uso desses modelos com restrições significativas, uma vez que todas as regulamentações ainda estão pendentes.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução XPeng

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo