Notícias

Conheça com detalhes o primeiro avião a hidrogênio da Embraer

O primeiro avião a hidrogênio da Embraer teve seus detalhes divulgados recentemente, junto com novas imagens da aeronave.

Siga-nos no Instagram

A divulgação da empresa ocorreu na última sexta-feira (13), porém ainda não confirmaram sua data de lançamento e se as imagens apresentadas são conceituais ou finais.

Atualmente, o modelo de turbo-hélice está em fase de avaliação do mercado, passando por estudos técnicos, e deverá ser lançado nos próximos meses.

Apesar de não ter data oficial, Franciso Gomes Neto, presidente-executivo da Embraer, afirmou que o motivo do lançamento rápido é devido ao próprio projeto, que vem sido visto com bons olhos pelo mercado, como no caso de companhias aéreas dos Estados Unidos.

Primeiro avião a hidrogênio da Embraer será voltado a aviação regional

Por comportar somente de 50 a 90 passageiros, sem contar a tripulação, o foco da companhia será a aviação regional, substituindo as aeronaves utilizadas atualmente.

Entre as aeronaves que devem ser substituídas, estão as de turbo-hélice mais antigas (como ERJ e CRJ), que são muito criticadas pelos passageiros, devido ao pouco espaço e muitos ruídos.

Motores do avião serão instalados na cauda da aeronave

De acordo com Luis Carlos Affonso, vice-presidente sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, os motores montados na cauda da aeronave deverão proporcionar uma cabine mais silenciosa.

Além disso, o desempenho também será similar aos aviões a jato, conseguindo realizar os trajetos em até 80% do tempo, em comparação as aeronaves atuais.

O custo também é 15% menor por passageiro, mas o custo e tempo não são os únicos motivos pelos quais os propulsores devem ficar na cauda.

Segundo os estudos realizados pela Embraer, montar nesse lugar estratégico está relacionado com o hidrogênio líquido que servirá como combustível.

Por se tratar de hidrogênio, é preciso ter um posicionamento diferente dos tanques de combustível do avião.

Por fim, outro benefício nesse novo local dos motores está em proporcionar um desenho aerodinâmico mais minimalista.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Embraer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo