Notícias

Conjunção Solar deve gerar apagão nas comunicações com Marte

A conjunção solar de Marte, marcada para este sábado (18), representa um período em que o planeta vermelho estará no lado oposto da Terra em relação ao Sol. Nesse cenário, a comunicação entre os equipamentos robóticos em Marte e a Terra é interrompida por aproximadamente duas semanas. Essa medida é adotada para evitar a confusão nas transmissões de rádio, provocada pela atmosfera solar, que poderia levar a procedimentos incorretos por parte de rovers e satélites marcianos.

Siga-nos no Instagram

O controle da missão do helicóptero Ingenuity, da NASA, reagiu à iminente conjunção solar de Marte ordenando que os voos de número 65 e 66 fossem realizados em dias subsequentes, uma decisão fora do padrão. Durante esse período, o Ingenuity permanecerá no solo, dedicando-se ao estudo do movimento da poeira marciana. Os rovers Perseverance e Curiosity ficarão estacionados, monitorando mudanças no clima e radiação, enquanto os orbitadores de Marte continuarão a coletar dados. Após o término da conjunção, todas essas missões enviarão as informações armazenadas para a Terra.

Marte e Terra ficam em lados opostos do Sol a cada dois anos ou mais, causando uma conjunção solar. Antes desse período crítico, os engenheiros enviam instruções para duas semanas, pois é impossível prever quais informações podem ser perdidas devido à interferência de partículas carregadas do Sol. Esse fenômeno pode potencialmente colocar as espaçonaves em risco. Segundo o site In-The-Sky.org, a conjunção solar ocorre neste sábado, mas desde o sábado anterior, Marte já está próximo do Sol, comprometendo as comunicações. Durante essa fase, Marte não é visível no céu, e a normalização das transmissões está prevista para o dia 25.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital e TecMundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo