Ícone do site Engenharia Hoje

Sumiço de amostras que foram coletadas em Marte pelo rover Perseverance intriga cientistas

Sumiço de amostras que foram coletadas em Marte pelo rover Perseverance intriga cientistas

Um sumiço de amostras coletadas pelo Perseverance na última sexta-feira (6) chamou a atenção dos cientistas do projeto.

O rover fez a primeira coleta de amostras ao perfurar o solo marciano, porém as informações que foram obtidas mostram que as rochas/poeira não foi coletada durante a atividade.

Desse modo, o tubo de coleta ficou vazio, mesmo que todas fotos comprovassem que o solo havia sido perfurado de maneira correta, com a broca funcionando e o tubo de coleta em estado normal.

Sumiço de amostras não é um grande empecilho

De acordo com Jessica Samuels, gerente de missão de superfície do Perseverance, a sonda não encontrou a resistência esperada que estaria lá, caso houvesse uma amostra no tubo.

“A ideia inicial é que o tubo vazio é, provavelmente, o resultado da rocha-alvo não reagindo conforme esperávamos, e há menos chances de ser um problema de hardware com o Sampling and Caching System”

Jennifer Trosper, gerente de projeto do Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato

Como resultado, apesar da perfuração, o tubo para a coleta seguiu vazio, sendo um caso inédito, que nunca havia ocorrido em testes feitos na Terra.

Em seguida, confira a imagem feito pelo rover do interior do tubo de amostras, que está totalmente vazio:

O Perseverance conta com mais de 40 tubos para armazenamento de amostras, e por isso essa primeira “falha” não é um grande empecilho.

Futuro do projeto

Ao todo, o rover deverá coletar e armazenar mais amostras em, no mínimo, 20 tubos de amostras no solo marciano.

Segundo a equipe, nos próximos dias haverá a análise de dados já obtidos e também coletar mais alguns dados de diagnóstico.

Desse modo, a equipe deverá entender o que ocorreu detalhadamente na situação com o Perseverance, para então programar uma nova coleta.

Para entender mais sobre a situação, a equipe deverá reunir um time de resposta para usar o Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering (WATSON).

O WATSON está localizado no fim do braço robótico do Perseverance, e será crucial para realizar mais fotos da perfuração que ocorreu.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Twitter/NASAPerseverance