Devido ao acúmulo de chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou cinco estados brasileiros em alerta vermelho e outros 18 em alerta laranja. Portanto, os alertas valem de 29/11 a 05/12.
Portanto, na maior parte do país está previsto grandes acúmulos de chuva, pegando parte do noroeste da Região Norte, áreas central e extremo sul da Bahia até o leste das regiões Sudeste e sul.
Contanto: no Havaí o maior vulcão do mundo entra em erupção
Quais estados brasileiro estão em alerta vermelho devido às chuvas?
É considerado alerta vermelho pelo Inmet quando á o risco de grandes deslizamentos, transbordamento de rios e deslizamento de encostas. Então, os estados que estão em alerta vermelho são:
- Paraná;
- Maranhão;
- Rio Grande do Sul;
- Tocantins;
- Santa Catarina.
Estados que estão em alerta laranja
Alerta Laranja só é considerado pelo Inmet quando inclui cortes de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. Então, os estados que estão em alerta laranja são:
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Bahia;
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Mato Grosso;
- Paraíba;
Leia também: triciclo elétrico, agora você pode comprar o seu por menos de R$1.200 confira
- Pará;
- Pernambuco;
- Rondônia;
- Roraima;
- Sergipe;
- Ceará;
- Goiás;
- Piauí;
- Tocantins.
Risco em cada região brasileira
Região Norte: Foi emitido um alerta de chuvas pelo Inmet para cada região do país. Portanto, a Região Norte está prevista um acúmulo de chuva maior que 20 mm na maioria da região.
Região Nordeste: Terá grandes acúmulos de chuva nas áreas do centro-sul da Bahia. Então, além de áreas que os volumes de chuvas podem ultrapassar os 80 mm, como Maranhão, tocantins e Piauí.
Centro-Oeste: Acúmulos de chuvas podem ultrapassar 70 mm, nas regiões de grande parte do Mato Grosso, divisa com Goiás e Distrito Federal. Então, nas demais áreas são previstos acúmulos entre 20 e 50 mm de chuvas.
Região Sudeste: No começo da semana, devido a um canal de umidade, poderá ter um grande acúmulo de chuvas maiores que 50 mm. Entretanto, o sudeste de São Paulo, sul e nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo o acúmulo poderá ultrapassar 80 mm.
Em suma, as regiões Centro-Oeste e sudeste estão com instabilidade associada ao canal de umidade. Entretanto, o sudoeste do Rio Grande do Sul, e leste do Paraná e Santa Catarina poderá ultrapassar 80 mm de acúmulo de chuvas.
Confira: cidade flutuante, veja esse navio com espaço para 60 mil pessoas