Notícias

No Havaí o maior vulcão do mundo entra em erupção

Mauna Loa se localiza dentro do Parque Nacional dos vulcões no Havaí

O maior vulcão ativo do mundo, entra em erupção pela primeira vez nesta segunda-feira, 28, no Havaí, em quase 40 anos. Com isso, de acordo com a USGS o fluxo de lava começou por volta de meia-noite de domingo, 27, na cratera do Mauna Loa. 

Siga-nos no Instagram

Portanto, os moradores foram colocados em alerta sobre uma possível queda de cinzas. Com tudo, a USGS alertou que o fluxo de lava pode mudar rapidamente.

Confira: triciclo elétrico, agora você pode comprar o seu por menos de R$1.200

Qual a extensão do maior vulcão ativo do mundo?

Mauna Loa se localiza dentro do Parque Nacional dos vulcões no Havaí. O vulcão se eleva a 4.169 m acima do nível do mar e ocupa uma área de 5.179 quilômetros quadrados. 

O Mauna Loa é um dos cinco vulcões que formam a Ilha Grande, com isso, ele é o maior arquipélago do Havaí, ele cobre metade da ilha. Portanto, o cume do vulcão fica a 4.170 m acima do nível do mar.

Monitoramento do Vulcão

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla inglesa), tuitou na manha de segunda-feira que “A lava parece ter fluido para fora da caldeira, mas, por enquanto, as fontes eruptivas permanecem confinadas á caldeira”. 

Leia também: cidade flutuante, veja esse navio com espaço para 60 mil pessoas

Agência também informou que o observatório de vulcões do Havaí, já estava em contato com a equipe de gestão de emergência e que eles fariam um reconhecimento aéreo no vulcão. 

Evacuação dos moradores 

As autoridades do Havaí não emitiram nenhuma ordem de retirada, mesmo, a área da cratera e outras estradas estejam fechadas. Pois, é improvável que áreas povoadas sejam afetadas, segundo as autoridades de emergência. 

Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843, de acordo com o USGS. Contanto, a erupção mais recente foi em 1984, e durou 22 dias, chegando em torno de 7 km de hilo, cidade que hoje vivem cerca de 44 mil pessoas. 

Confira: geração de energia através dessa parede, veja como funciona

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo