Ícone do site Engenharia Hoje

Veja quais estados brasileiros estão em alerta vermelho devido às chuvas

Veja quais estados brasileiros estão em alerta vermelho devido às chuvas

Veja quais estados brasileiros estão em alerta vermelho devido às chuvas / Foto /Reprodução/ Portal Olhar Digital

Devido ao acúmulo de chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou cinco estados brasileiros em alerta vermelho e outros 18 em alerta laranja. Portanto, os alertas valem de 29/11 a 05/12. 

Portanto, na maior parte do país está previsto grandes acúmulos de chuva, pegando parte do noroeste da Região Norte, áreas central e extremo sul da Bahia até o leste das regiões Sudeste e sul.

 Contanto: no Havaí o maior vulcão do mundo entra em erupção

Quais estados brasileiro estão em alerta vermelho devido às chuvas?

É considerado alerta vermelho pelo Inmet quando á o risco de grandes deslizamentos, transbordamento de rios e deslizamento de encostas. Então, os estados que estão em alerta vermelho são: 

Estados que estão em alerta laranja

Alerta Laranja só é considerado pelo Inmet quando inclui cortes de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. Então, os estados que estão em alerta laranja são: 

Leia também: triciclo elétrico, agora você pode comprar o seu por menos de R$1.200 confira

Risco em cada região brasileira

Região Norte: Foi emitido um alerta de chuvas pelo Inmet para cada região do país. Portanto, a Região Norte  está prevista um acúmulo de chuva maior que 20 mm na maioria da região.

Região Nordeste: Terá grandes acúmulos de chuva nas áreas do centro-sul da Bahia. Então, além de áreas que os volumes de chuvas podem ultrapassar os 80 mm, como Maranhão, tocantins e Piauí. 

Centro-Oeste: Acúmulos de chuvas podem ultrapassar 70 mm, nas regiões de grande parte do Mato Grosso, divisa com Goiás e Distrito Federal. Então, nas demais áreas são previstos acúmulos entre 20 e 50 mm de chuvas.

Região Sudeste:  No começo da semana, devido a um canal de umidade, poderá ter um grande acúmulo de chuvas maiores que 50 mm. Entretanto, o sudeste de São Paulo, sul e nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo o acúmulo poderá ultrapassar 80 mm.

Em suma, as regiões Centro-Oeste e sudeste estão com instabilidade associada ao canal de umidade. Entretanto, o sudoeste do Rio Grande do Sul, e leste do Paraná e Santa Catarina poderá ultrapassar 80 mm de acúmulo de chuvas.

Confira: cidade flutuante, veja esse navio com espaço para 60 mil pessoas