InovaçãoSustentabilidade

Árvores eólicas inovadoras são o futuro da energia renovável

A energia gerada pela tecnologia é suficiente para abastecer uma casa com quatro residentes e pode potencialmente reduzir as emissões anuais de CO2 da residência em mais de 12 toneladas.

2 árvores eólicas em uma praça em frente a uma rodoviária
Imagem: Reprodução/New World Wind

Uma tecnologia revolucionária chamada ‘Aeroleaf’, desenvolvida pela empresa francesa New World Wind, está se tornando uma peça fundamental para impulsionar a neutralidade de carbono. As microturbinas eólicas, conhecidas como WindTrees, são projetadas para se assemelhar a árvores, oferecendo uma solução estética e sustentável para a geração de energia renovável.

Siga-nos no Instagram

Principais características:

Árvores eólicas customizadas com folhas das cores laranja e amarelo
WindTree com cores customizadas. (Imagem: Reprodução/New World Wind)

As WindTrees são estruturas metálicas projetadas para imitar árvores, com galhos adornados por pequenas turbinas eólicas que se assemelham a folhas. Sua estética biomórfica permite que se integrem ao ambiente de forma discreta.

As árvores eólicas são instaladas globalmente, oferecendo uma solução versátil para ambientes urbanos e rurais. A altura varia de cinco a 33 pés (10 metros), e a cor do tronco e das folhas é personalizável.

As microturbinas podem fornecer energia diretamente ao sistema elétrico de um edifício, seguindo o modelo de autoconsumo. Elas operam continuamente, 24 horas por dia, gerando energia mesmo em condições de vento mais baixas.

Espera-se que a WindTree de 36 folhas alcance uma saída anual máxima de 36.000 kWh quando exposta a uma velocidade do vento de 12 metros por segundo. No entanto, como o vento não fica forte o tempo todo, mesmo sob condições típicas de 8 metros por segundo, uma única WindTree poderia gerar quase 18.000 kWh anualmente.

Qualquer energia excedente gerada pode ser armazenada em baterias com capacidade de 60Ah, permitindo a utilização da energia durante períodos com vento fraco ou ausência de vento.

Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer uma casa com quatro residentes e tem o potencial de reduzir as emissões anuais de CO2 da residência em mais de 12 toneladas.

A New World Wind planeja lançar um novo design até janeiro de 2024, visando triplicar a produção de energia da Aeroleaf. A empresa já implantou 130 WindTrees em todo o mundo.

Leia mais:

Fonte: Interesting Engineering

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo