Sustentabilidade

China planeja transformar resíduos de alimentos em combustível para navios

A Shenergy, uma grande fornecedora de gás natural na China, revelou planos para construir uma instalação de produção de metanol verde até 2025.

Siga-nos no Instagram

Esta instalação poderá gerar entre 70.000 e 100.000 toneladas de metanol por ano, e estará pronta até o final de 2025.

Metanol verde e seus benefícios

O metanol é um líquido incolor usado principalmente para produzir outros produtos químicos, como formaldeído, ácido acético e plásticos. Ele também pode ser usado como fonte de combustível para motores.

Diferente do metanol convencional, que vem de fontes fósseis, o metanol verde é produzido a partir de biomassa ou captura de carbono, reduzindo significativamente as emissões de CO2, óxido de enxofre e material particulado.

De acordo com um relatório de 2023 do Fórum Econômico Mundial (WEF), o metanol verde pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 60-95%. O relatório também menciona que pode eliminar completamente as emissões de óxido de enxofre e material particulado.

O combustível alternativo também pode ser misturado com gasolina ou diesel sem a necessidade de grandes atualizações nos motores e usado em todos os tipos de veículos.

Além disso, o metanol verde também pode ser usado como matéria-prima para produzir outros produtos químicos e materiais, reduzindo a dependência da indústria química de combustíveis fósseis.

O WEF espera que a produção de metanol verde aumente para 500 milhões de toneladas até 2050, em comparação com as 0,2 milhões de toneladas produzidas anualmente até o ano passado. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energias Renováveis, isso reduziria a liberação de 1,5 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano.

Impulso da China para energias alternativas

A China está investindo em diversas fontes de energia alternativa, incluindo nuclear, hidroelétrica e solar.

O metanol verde é uma adição promissora a esses esforços, oferecendo uma solução sustentável para o transporte marítimo e reduzindo os custos operacionais.

Leia mais:

Fonte: Interesting Engineering

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo