Jovem cria carro movido a energia solar com bambu e sucata; confira o vídeo
O jovem Emmanuel Alieu Mansaray criou um carro movido a energia solar com bambu e sucata para dirigir pela cidade de Serra Leoa.
O veículo do estudante da Universidade de Serra Leoa levou três anos para ser construído, e foi apelidado pela população de “Carro Imaginação”.
O jovem de 24 anos tem como objetivo principal cumprir a meta número 7 (de energia limpa), dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
Saiba mais sobre o carro movido a energia solar com bambu e sucata
O carro, que é projetado nas cores características de seu país (verde, branco e azul), não utiliza nenhum combustível fóssil, apenas para energia solar.
Enquanto o chassi foi construído com bambus, o grande painel solar que alimenta o motor e atua como sua capota está localizada na parte superior do veículo.
O motor foi realizado pelo próprio estudante, com 3 marchas acopladas para movimento dianteiro e traseiro, que permite que o “Carro Imaginação” possa se mover a velocidade de 15 km/h.
Além disso, o veículo conta com um sistema de freios, 4 faróis e até mesmo uma buzina, também sendo uma opção acessível para pessoas com deficiência física.
“Algumas pessoas com deficiência têm carros que não podem dirigir, a menos que paguem pessoas para dirigi-los porque seus pés não alcançam a embreagem, o freio e o acelerador, o que é um desafio.”
Emmanuel Alieu Mansaray
De acordo com Alieu, todos os recursos estão instalados próximos ao volante, como embreagem, freio e acelerador e outros recursos. Confira o vídeo:
Objetivo do jovem de 24 anos
O jovem criou o carro solar para si mesmo, para transporte, e afirma que sua inovação deverá tornar a atmosfera mais limpa, reduzindo o risco de emissões de gases perigosos.
Apesar do seu objetivo a curto prazo com o veículo ser somente cumprir a meta da ONU, a longo prazo, o estudante deseja priorizar a solução de problemas de seu país.
“Meu objetivo e sonho é trabalhar pelo meu país, ter uma carreira de sucesso e ajudar a desenvolver meu país, sempre”
Emmanuel Alieu Mansaray
Fonte: Razão para Acreditar
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Eric Kawa / Africanews