Aceleração de cicatriz através de curativo elétrico: Veja
A melhora na cicatrização é de cerca de 25%
A ideia de otimizar a cicatrização de feridas usando um curativo elétrico saiu dos filmes e veio para o mundo real! Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiram criar uma tecnologia capaz de mudar a medicina.
A ideia é um pequeno dispositivo, flexível e sem fio, com um sistema que visa usar a eletricidade para acelerar o metabolismo celular da área em contado. Isso significa que as células debaixo do curativo vão cicatrizar mais rápido. Então, esse é um aparelho capaz de ajudar muitas pessoas.
Confira: sistema Solar exibe luzes estranhas, veja o que essa sonda revelou
Como funciona o curativo eletrônico?
Ao aplicar o curativo na pele, ele vai agir para proteger a ferida enquanto estimula a cicatrização. Dessa forma, diferente de um curativo convencional, que só protege, este também pode otimizar o processo de cura.
Para isso, ele gera um estímulo elétrico que atinge as células e estimula um gene responsável pela cicatrização. Então, basta colocar em cima da ferida, os choques são imperceptíveis e os resultados são muito relevantes, sem prejudicar o corpo humano.
Leia também: lago em Marte, Confira porque Rover contrariou a expectativa da NASA
Quando usar o curativo?
Inicialmente, a melhora na cicatrização é de cerca de 25% mais rápida do que um curativo normal. Então, não vale a pena usar em feridas simples que levam alguns dias para cicatrizar. Por isso, o curativo tem outra finalidade.
O plano é que ele seja usado para curar feridas crônicas, como aquelas causadas por diabete ou infecções. Assim, impedindo que elas se abram de novo depois de alguns dias, como ocorre com o curativo convencional.
De qualquer forma, o curativo elétrico é apenas um projeto, que ainda está sendo testado em ratos para garantir a segurança. Se você quiser acompanhar mais matérias como essa, mostrando as novidades do mundo da tecnologia, continue acompanhando nossos textos!
Confira: veja como os cachorros poderão jogar videogame com o seu focinho