A 1X, empresa norueguesa de tecnologia, lançou um vídeo surpreendente, protagonizado por seus robôs humanoides Eve, equipados com chips da OpenAI, que vem chamando atenção por sua capacidade de executar movimentos complexos de forma autônoma.
O vídeo destaca a habilidade dos robôs de realizar ações sem a necessidade de controle remoto, efeitos de computação gráfica ou scripts pré-programados, operando unicamente sob a orientação de uma rede neural avançada que processa imagens e comanda movimentos em tempo real.
Capacidades inovadoras
Embora os Eves possam parecer menos sofisticados em comparação com outros humanoides no mercado, o vídeo demonstra uma capacidade de movimento e ação que sugere um nível avançado de “consciência” robótica.
Veja o vídeo abaixo:
Apoio da OpenAI
O desenvolvimento dos robôs humanoides Eve foi significativamente impulsionado por investimentos da OpenAI, que forneceu chips e suporte financeiro, com US$ 25 milhões na rodada de Série A e uma subsequente injeção de US$ 100 milhões na Série B.
Foco na funcionalidade
Nesta fase inicial, a 1X está mais concentrada nas habilidades funcionais dos robôs Eve, como a execução de tarefas de manipulação simples, que são cruciais para operações em ambientes controlados como armazéns e fábricas.
A inovação não reside apenas na complexidade física, mas na autonomia e capacidade de aprendizado dos humanoides, começando com o aprendizado por imitação até a adaptação para realizar tarefas específicas.
Leia mais:
- Estudantes criam menor robô humanoide do mundo medindo 14,1 cm de altura
- Cirurgias no espaço: robô-cirurgião chega à Estação Espacial
- BMW vai colocar robôs humanoides na linha de produção dos EUA
Fonte: Olhar Digital