Cascavel será a 1ª cidade do PR a ter ônibus elétrico
A cidade pretende inovar na sustentabilidade e eliminar os resíduos poluentes emitidos pelos veículos
A cidade de Cascavel, no Paraná, será a primeira do estado a ter ônibus elétrico para o transporte coletivo urbano. Além disso, o próprio município abastecerá os veículos com energia solar.
Para tanto, a cidade pretende inovar na sustentabilidade e eliminar os resíduos poluentes emitidos pelos veículos comuns. Entretanto, o projeto surgiu por meio de incentivos do governo do estado do Paraná com o BNDES.
Confira: Santos Dumond, o super computador quer pode fazer a ciência brasileira voar
Sendo assim, descubra a seguir sobre o ônibus elétrico que será adotado em Cascavel, quantos veículos circularão pela cidade e o custo total desse projeto, que promete inovar o meio de transporte paranaense.
O que é o ônibus elétrico?
O projeto foi oficializado em fevereiro de 2023, durante uma cerimônia na 35ª edição do Show Rural, que aconteceu em Cascavel. Com isso, o contrato do novo sistema foi assinado entre a prefeitura da cidade e os representantes do BNDES.
Para tanto, o documento assinado entre as autoridades prevê a compra de 15 ônibus elétricos, sendo dois articulados e 13 convencionais. Todavia, o projeto está estimado em um custo de R$ 66 milhões, incluindo as usinas de abastecimento.
Leia também: carro elétrico não é melhor opção para o Brasil, diz CEO
Qual o objeto do projeto do veículo?
O novo sistema de transporte coletivo têm o principal objetivo de trazer conforto, agilidade e economia para as empresas do setor rodoviário. Para tanto, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, afirma que será uma grande conquista para a cidade.
Visto que, conforme o contrato, a concessão do projeto será de 20 anos e prevê uma grande transformação ambiental na cidade. Por enquanto, a cidade contará com dez por cento de ônibus elétricos, da sua frota de 150 veículos.
Além disso, a previsão é que Cascavel economize até R$ 260 milhões em 25 anos, representando dez vezes a mais o valor do investimento.
Confira: deputado usa ChatGPT para texto de Lei Protocolada em SC