Tecnologia

Nova fábrica inteligente produz uma moto elétrica a cada 30 segundos

Uma nova fábrica inteligente na China é capaz de produzir uma moto elétrica a cada 30 segundos, contando com uma impressionante tecnologia.

Siga-nos no Instagram

A empresa chinesa Luyuan é a dona da fábrica inteligente de veículos, que além de produzir as motos elétricas em um tempo “ultra-rápido”, também afirma que o erro de precisão do chassi de cada unidade é inferior a 0,5 mm.

A capacidade anual estimada é de 1,5 milhão de unidades, porém a instalação conta com cinco das dez linhas de produção automáticas previstas.

Essas linhas de produção automáticas são responsáveis por realizar as tarefas de pré-montagem ao mesmo tempo.

 

Uma moto elétrica a cada 30 segundos pertence a um grande projeto chinês

 

Esta fábrica inteligente está localizada em um grande projeto chinês de desenvolvimento de EVs, conhecido como “Base de Produção de Veículos Elétricos de Nova Energia China-ASEAN”.

O projeto (e a fábrica inteligente) está na cidade de Guigang, uma região autônoma de Guangxi, que faz fronteira com o Vietnã.

O projeto deve reunir 100 empresas de EVs, a fim de produzir:

  • 4 milhões de veículos elétricos de duas rodas;
  • 500 mil veículos de três rodas;
  • 5 milhões de conjuntos de peças sobressalentes por ano.

 

Saiba mais sobre a nova fábrica inteligente

 

A instalação da fábrica inteligente no local de operação do projeto ocupa mais de 172 mil metros quadrados, e foi construída em menos de um ano.

A construção foi iniciada em dezembro de 2020, e foi concluída em setembro deste ano (2021), sendo uma das primeiras empresas que já iniciaram suas operações.

O tempo ultra-rápido de produção se dá devido a fábrica inteligente ter algumas operações automáticas, como corte, dobra e solda. Já existem mais de 60 robôs de soldadura funcionado no local.

Todas essas operações são monitoradas com sistemas avançados de gerenciamento dos processos produtivos. Os equipamentos de produção também estão baseados na Internet das Coisas (IoT), onde a eficiência é aprimorada enquanto há uma redução nos custos de mão-de-obra.

Além disso, a conectividade de informações em tempo real e processamento automático foram alcançados em processos-chave através da produção inteligente e digital.

Entre esses processos, está a fabricação de estruturas, revestimento de peças de ferro e plástico, além da fabricação de motores e montagem de motocicletas inteiras.

Robôs na fábrica inteligente da Luyuan em Guigang montando produtos. Existem 60 robôs de soldagem na fábrica agora - Imagem: Reprodução/Asianet

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Luyuan

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo