Startup lança posto de abastecimento e manutenção na órbita da Terra
A Orbit Fab deverá lançar um posto de abastecimento e manutenção na órbita da Terra para satélites, com apoio da Lockheed Martin.
O posto, batizado de Rapidly Attachable Fluid Transfer Interface (RAFTI), foi lançado no final de junho deste ano, a fim de estender a expectativa de vida dessas espaçonaves.
O RAFTI pertence ao projeto “Gas Station in Space”, e com seu lançamento, será possível que os satélites sejam reparados em órbita terrestre.
Posto de abastecimento e manutenção para diversos satélites
Atualmente, é estimado que existam mais de 4.000 satélites em órbita, e o número poderá chegar a 100.000 até o fim desta década.
Para solucionar futuros problemas e estender a vida útil, o RAFTI conta com um sistema baseado em dois componentes:
- Válvula de serviço, projetada para reabastecimento terrestre e reabastecimento orbital;
- Metade do acoplamento espacial, que é um mecanismo de trava de ação dupla.
Esse sistema mede 10 x 10 x 0,05 cm, sendo capaz de lidar com diferentes propelentes, como:
- LOX/H2;
- Água e álcool;
- Nitrogênio;
- Hélio;
- Xenônio;
- Criptônio.
No final de junho, o protótipo RAFTIT SV foi lançado pelo Falcon 9, da SpaceX, a bordo da nave espacial Tenzing, da Orbit Fab.
Neste voo, foi possível testar não só os tanques, como também as portas de abastecimento, os propulsores e os sistemas de encontro e atração.
Atualmente, a Tanker-001 Tenzing está orbitando a Terra de polo a polo carregando combustível de Peróxido de Alto Teste (HTP), considerado o primeiro depósito de combustível espacial em operação do mundo.
Lockheed Martin e a Orbit Lab
A Lockheed Martin é uma empresa referência na fabricação de produtos aeroespaciais, que investe de forma estratégica em empresas menores de tecnologia.
Segundo o vice-presidente e diretor executivo da Lockheed Martin, Chris Moran, o investimento ocorre em empresas inovadoras dentro de seus negócios existentes, como a Orbit Lab.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução OrbitFab