Tecnologia

Pirelli lança pneu com tecnologia de autovedação que se regenerar após ser furado

A Pirelli lançou um novo pneu com tecnologia de autovedação, batizada de “Seal Inside”, capaz de se regenerar mesmo que o pneu seja furado em 4mm.

Siga-nos no Instagram

A empresa italiana é uma das mais importantes do segmento, uma vez que é responsável por calçar veículos da Fórmula 1 e também ter sua linha completa para veículos de passeio.

A nova tecnologia já foi inserida na nova linha de pneus lançada recentemente, que consiste nos modelos:

  • Cinturado P7 (carros convencionais);
  • Scorpion (SUVs);
  • Scorpion HT (picapes e veículos off-road).

Segundo a marca, o preço dos pneus com a nova tecnologia Seal Inside terá um acréscimo de até 15%, e ao todo, serão disponibilizadas 20 medidas.

Essas 20 medidas representam cerca de 70% de cobertura do segmento-alvo, com já seis homologações em andamento para 2022 e 2023.

No Brasil, a tecnologia deverá ser fabricada diretamente em nosso país, para carros com os seguintes aros:

  • 16;
  • 17;
  • 18;
  • 19.

Entenda mais sobre o pneu com tecnologia de autovedação

Os modelos de pneus da Pirelli com a tecnologia são superiores devido a câmara interna no pneu, que é a responsável por regenerar o orifício.

Caso o pneu seja perfurado, há uma massa vedante que se incorpora de forma imediata ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo seu contorno, caso permaneça no pneu.

Um exemplo clássico são pregos e agulhas, onde a massa se incorporaria a tais objetos e o impermeabilizaria por completo.

Já quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração que havia ocorrido.

Essa massa vedante age para que não haja nenhum escapamento do ar e nem maiores danos ao pneu, sendo seguro para uma perfuração de até 4mm, e o próprio motorista pode remover o objeto perfurante.

Tecnologia não necessita de aro exclusivo

De acordo com a Pirelli, a tecnologia não necessita de um aro exclusivo, mas o TPMS (o sistema de monitoramento da pressão dos pneus) é aconselhável, mas não obrigatório.

A tecnologia Seal Inside pode ser usada em qualquer tipo de veículo, a depender de sua medida, e, como citado anteriormente, há 20 medidas diferentes.

Todos dados foram obtidos em testes particulados realizados pela fabricante italiana, onde os pneus foram submetidos a situações de estresse por perfuração.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Pirelli

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo