Inovação

Canadense cria pneus omnidirecionais para você estacionar sem baliza

Um inventor canadense, William Liddiard, criou pneus omnidirecionais, capazes de deslizar de um lado para outro.

As “Liddiard’s Wheels” (ou pneus de Liddiard) ainda são um protótipo, mas de acordo com Liddiard, em entrevista ao London Free Press, ele espera vender seu design a uma grande empresa.

Segundo o criador, os pneus “são mais fortes, rápidos e controlados com mais precisão do que a técnica anterior”, em comparação aos pneus omnidirecionais já existentes no mercado.

Além disso, o canadense também afirmou que as rodas podem aguentar uma batida sem problemas e mais peso que outros modelos.

Liddiard já entrou com sua patente, onde é mostrado como a tecnologia dos pneus funciona, com pneu e aro projetados para o projeto.

No modelo do canadense, não é preciso haver modificações especiais durante a instalação no veículo, uma vez que eles são fixados na estrutura do pneu.

A criação é focada em fornecer uma mobilidade em espaços apertados, como no caso de estacionamentos lotados, por exemplo.

Entenda mais sobre os pneus omnidirecionais

As placas do aro incluem rolos de rotação livre, que são montados em torno da periferia da placa desse mesmo aro, e os rolos de rotação motorizados são instalados no aro de atrito.

Quando esses rolos motorizados são ativados, eles são capazes de rotacionar o pneu de forma horizontal.

Já os rolos de rotação livre giram junto com o pneu, fornecendo o suporte necessário para todas as manobras que serão realizadas.

Outra importante parte da tecnologia é um membro central que é em forma de toro, que também carrega vários rolos. Já o pneu de borracha é também em forma de toro, sendo montado sobre o aro.

Quando todos os pneus do veículo giram na mesma direção, o carro se move lateralmente, já quando os pneus dianteiros e traseiros se movem em direções opostas, o carro gira em torno de seu eixo.

Em seguida, confira o vídeo explicativo que o criador disponibilizou em seu canal no Youtube:


Imagem de Destaque: Foto/Reprodução William Liddiard

Fonte: HuffPost e Youtube

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo