Notícias

Rússia coloca seu caça mais moderno, o Sukhoi Su-57, em ação na Ucrânia

A Rússia colocou o seu caça mais moderno, o modelo Sukhoi Su-57, contra a Ucrânia recentemente, segundo vídeos que mostram a silhueta da aeronave.

Siga-nos no Instagram

Inicialmente, o modelo foi identificado por civis e militares, inclusive russos, enquanto sobrevoava uma ponte que estava sob ataque, localizada próxima ao rio Teterev.

Esta é a primeira vez que o modelo entrou em combate em uma guerra neste dia, sendo inicialmente projetado como avião furtivo, a fim de garantir a defesa aérea.

Anteriormente, a aeronave russa de quinta geração já havia sido testada como veículo de ataques ao solo há alguns anos, durante um conflito que ocorreu na Síria. https://twitter.com/A_Yuzhakov/status/1501636575205150721?s=20&t=mYoVykZep397N0gundGYmQ

Caça mais moderno utilizado pela Rússia utiliza tecnologia furtiva

A aeronave faz uso de tecnologia furtiva (stealth) a fim de evitar a detecção por radares, supercruzeiro (capacidade de voar a velocidades supersônicas sem usar o afterburner, responsável por diminuir a autonomia, além da supermanobrabilidade, realizando manobras que derrubariam a maioria dos aviões, usando de empuxo vetorizado).

No vídeo divulgado no Twitter, não é possível ver mais detalhes sobre como o Sukhoi Su-57 estava atacando, porém a aeronave não parece portar/lançar mísseis na cena.

Desse modo, é presumível que a sua utilização seja como bombardeio, uma vez que a ponte Berdychiv foi atingida, apesar de não ter sido completamente destruída.

Apesar dos vídeos divulgados, o Ministério da Defesa da Rússia não anunciou de forma oficial se o Sukhoi Su-57 foi utilizado em combate durante a guerra.

Sobre o Sukhoi Su-57

Atualmente, existem apenas três unidades do Sukhoi Su-57 a serviço da Força Aérea Russa, sendo que até o fim do ano passado, havia apenas uma unidade.

O modelo voou pela primeira vez em 2010, sendo um sucessor do MiG-29 e do Su-27, com objetivo de formar uma “nova gama de aeronaves de combate” russos.

Oficialmente, o Sukhoi Su-57 só pôde ser integrado à Força Aérea Russa em dezembro de 2020, com uma expectativa de vida útil de até 35 anos.

Fora o modelo russo, apenas a China (J-20 e FC-31) e os Estados Unidos (F-35 e F-22) possuem caças de quinta geração.

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Twitter/Military-land.net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo