Eclipse solar desse mês será visto aqui no Brasil? Confira
A Lua cobrirá até 82% do disco solar
Se você é fã de eclipse solar, prepare o coração, pois, daqui a poucos dias será possível contemplar mais um. Dessa vez, o Sol ficará parcialmente coberto pela sombra da Lua em mais um espetáculo do universo.
No entanto, não será possível conferir o evento do Brasil. Para tanto, o eclipse poderá ser visto na África, Ásia e em uma boa parte da Europa. Portanto, se você está com passagem marcada, não perca!
Confira: como funciona o telhado sustentável? Confira as telhas que produzem energia
Sendo assim, conheça mais algumas características do eclipse solar, quando acontecerá e as proporções que o fenômeno causará na imagem solar. Saiba, também, onde será possível assistir.
Quando será o eclipse solar?
O evento vai acontecer no próximo dia 25 de outubro, faltando seis dias para o tradicional Halloween. No entanto, a Lua cobrirá até 82% do disco solar, porém, em alguns locais como:
- Polo Norte;
- Rússia;
- China;
- Noruega;
- Finlândia.
Cuidados na observação
O eclipse solar pede que você tenha cuidados importantes para observar o fenômeno. Para isso, siga algumas dicas como:
Vídeo /Reprodução/ Canal Olhar Digital do YouTube
- não use óculos de sol comum;
- jamais direcione o olhar para o Sol;
- use filtros solares adequados.
Como é o eclipse?
O fenômeno ocorre periodicamente devido a aproximação do satélite lunar ao alinhamento entre o Sol e a Terra. Além disso, o ponto central ocorre do leste para o oeste e, além disso, fica alinhado á superfície do nosso planeta.
Por isso, em todos os eclipses, é criada uma linha imaginária que direciona o Sol, a Lua e a Terra. No entanto, o movimento do nosso planeta conecta a parte central dos elementos espaciais.
Sendo assim, se você vai viajar para um dos países em que será possível ver o eclipse solar, não deixe de assistir. Porém, use as proteções adequadas para acompanhar sem medo o fenômeno.
Confira: nova Mercedes elétrica de luxo chegar ao mercado através da Brabus, confira