CuriosidadesNotícias

Barbatana especial ajuda carro solar a vencer corrida extrema

Competidores também tiveram que enfrentar incêndios florestais na Austrália

 

Siga-nos no Instagram

Barbatana especial ajuda carro solar a vencer corrida extrema

Pela segunda vez consecutiva, uma equipe belga, conhecida como Innoptus, conquistou o primeiro lugar no Bridgestone World Solar Challenge (BWSC), uma competição que coloca veículos movidos a energia solar para correr pelo desafiador continente australiano. Neste evento bienal, equipes de engenheiros de todo o mundo desenvolvem e dirigem veículos solares de Darwin até Adelaide, na Austrália.

Na categoria Challenger, em que os carros têm apenas um assento e podem ter motoristas substituídos até seis vezes durante a corrida diurna, a equipe belga manteve uma liderança estreita sobre seus concorrentes holandeses, terminando o percurso em 34 horas, 4 minutos e 41 segundos. Esta vitória foi especialmente significativa, pois a equipe belga superou desafios como incêndios florestais, nuvens e ventos cruzados, usando uma inovadora barbatana no topo do veículo para garantir estabilidade.

O BWSC impõe restrições rigorosas aos veículos: eles não podem exceder 5 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e devem ter pelo menos três rodas. A matriz solar que os alimenta não pode ultrapassar 4 m², tornando cada raio de sol crítico. A barbatana no topo do veículo Infinite, da equipe Innoptus, foi a chave para sua vitória, ajudando a manter a estabilidade em face dos desafios climáticos ao longo do percurso.

Cedric Verlinden, gerente da equipe Innoptus, destacou a importância da estratégia adaptativa da equipe diante das condições desafiadoras: “Tivemos que antecipar vários elementos, como incêndios florestais pelo caminho, menos energia devido à fumaça e mudanças constantes no clima. Mas conseguimos seguir nossa estratégia e antecipar o tempo todo, o que nos garantiu a liderança.”

Esta vitória representa o décimo carro projetado pelos belgas para o BWSC, uma tradição que remonta a 1987. A equipe Innoptus atribui parte de seu sucesso à sua abordagem inovadora e à barbatana única que se revelou uma “arma secreta” para superar os desafios, consolidando seu lugar como líderes na competição de energia solar.

Leia mais:

Fonte: New Atlas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo