Curiosidades

Como que a camada de ozônio está se recuperando? Confira agora

Sendo uma consequência do Protocolo de Montreal

Nos últimos anos, as notícias sobre o estado ambiental não têm sido muito positivas. No entanto, um estudo recente revelou que a camada de ozônio está se recuperando gradualmente, sendo uma ‘’luz’’ nas pautas ambientalistas.

Siga-nos no Instagram

Com essa melhora, a circulação dos ventos do hemisfério sul, por exemplo, passaram a voltar em direção ao seu estado ideal. Além disso, os especialistas indicam que a ótima notícia pode ter sido consequência do Protocolo de Montreal.

Confira: Uber cria botão (ligar para polícia) no estado do Rio de Janeiro

O que foi o Protocolo de Montreal

Em 1987, com a enorme piora do estado da camada de ozônio, países se juntaram para definir um ‘’freio’’ na poluição de certos gases. Os componentes em questão eram os CFCs, isto é, os clorofluorcarbonos.

De maneira simplificada, esses gases se combinam com o ozônio da atmosfera terrestre e os ‘’destroem’’ a partir de uma reação química. Assim, com os anos, passou a existir um buraco cada vez maior na camada.

Como que a camada de ozônio está se recuperando? Confira agora
Como que a camada de ozônio está se recuperando? Confira agora / Créditos de imagem pexels

O ozônio é o principal ”parceiro” da vida no nosso planeta. Com suas propriedades químicas, a molécula consegue filtrar os raios ultravioletas B (UV-B) que causam grandes problemas, em excesso, aos seres vivos.

Leia também: Real digital deve chegar em 2022: Confira os detalhes

Dessa maneira, o Protocolo de Montreal teve como ideia ‘’frear’’ a liberação dos CFCs no planeta, que estava ligada, principalmente, à produção de geladeiras antigas.

Recuperação da Camada de Ozônio

Então, de acordo com os cientistas que controlam o estado da camada de ozônio, nós temos bons motivos para comemorar. Antes do Protocolo de Montreal, os ventos no hemisférios sul estavam bem alterados provocando efeitos negativos nas chuvas.

Contudo, agora a circulação dessas correntes de ar parece ter voltado próximo do normal, segundo o portal Good News Network. Dessa forma, o comportamento do clima, corrente marítima e até mesmo da frequência das chuvas melhoraram.

Mesmo com essas notícias positivas, os cientistas alertam que os gases de efeito estufa, com outra função em relação aos CFCs, também continuam sendo um problema. Portanto, é preciso continuar com políticas públicas que visam sua diminuição.

Confira: Laboratório em Wuhan é a origem “mais provável” do coronavírus

Laboratório em Wuhan é a origem “mais provável” do coronavírus: Confira
Laboratório em Wuhan é a origem “mais provável” do coronavírus: Confira / Créditos de imagem pexels

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo