Notícias

Uber cria botão (ligar para polícia) no estado do Rio de Janeiro

A integração entre a Uber e a Polícia funciona através da Startup RapidSOS

Mais uma medida de segurança para passageiros e motoristas da Uber surgiu recentemente. A empresa anunciou na sexta-feira (8) em parceria com a Secretaria de Estado da Gendarmaria do Rio de Janeiro (SEPM-RJ) para criar um botão de emergência para acionar diretamente a polícia através do aplicativo.

Siga-nos no Instagram

A nova função fará com que a localização em tempo real possa ser compartilhada com a polícia militar toda vez que motoristas ou passageiros se sentirem ameaçados. Confira aqui alguns detalhes quanto a esse esforço para aumentar a segurança das viagens com aplicativo Uber.

Confira: Real digital deve chegar em 2022: Confira os detalhes

Como irá funcionar a nova função da Uber

O projeto vai começar a funcionar na Baixada Fluminense e depois se expandir para o resto do estado do Rio. Antes de mais nada, os operadores que vão atender ao chamado vão receber treinamento pelo Centro de Comunicações de Combate Militar e Policial (CECOPOM).

Uber cria botão (ligar para polícia) no estado do Rio de Janeiro
Uber cria botão (ligar para polícia) no estado do Rio de Janeiro / Créditos de imagem pixabay

Para acionar a polícia não será preciso uso da voz, apenas no aplicativo, enviando para a PM a localização em tempo real por sinais de wi-fi e GPS na área. Além disso, na mensagem haverá junto o nome do passageiro, motorista e outras informações.

Confira: Porque a Toyota fecha fábrica em São Bernardo do Campo? Confira

A integração entre a Uber e a Polícia funciona através da Startup RapidSOS. Ela conecta dados do aplicativo com órgãos de emergência. Apesar de ser uma nova função no Brasil, nos EUA já funciona em ao menos 1.200 cidades e 29 estados no México.

Outras medidas de segurança em Apps de transporte

A 99 Taxi já possuía uma função similar, porém apenas de direcionamento ao número da polícia. Ou seja, sem integração e sendo necessário realizar a ligação. Sobretudo, o aplicativo também mostra o destino para o motorista antes de aceitar a viagem, evitando zonas de risco.

Além disso, outra medida anunciada pela Uber dias antes é a mesma da 99, anunciar o destino ao motorista antes de aceitar a viagem. Enfim, esses são alguns dos esforços dos aplicativos de carona que visam proporcionar mais segurança a seus usuários.

Leia também: iFood vai aumentar em até 50% o valor para entregadores? Confira

iFood vai aumentar em até 50% o valor para entregadores? Confira
iFood vai aumentar em até 50% o valor para entregadores? Confira / Créditos de imagem freepik

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo