Notícias

Porque a Toyota fecha fábrica em São Bernardo do Campo? Confira

Os produtos de produção dessa fábrica, ao fechar vão para outras localidades do mundo

Após o anúncio do início de abril de 2022, a Toyota indicou que irá parar as atividades de suas fábricas na cidade de São Bernardo do Campo. Então, após 60 anos com presença em solo da metrópole da grande São Paulo, a empresa deve se desativar até 2023.

Siga-nos no Instagram

Tanto para empresa quanto para o mercado local isso irá gerar um impacto grande. Afinal, essa foi a primeira unidade de fábrica da montadora japonesa fora do Japão. Mais de 500 profissionais devem ir para outras filiais.

Confira: Energia solar e eólica representam 10% da eletricidade global: confira

Toyota e os 60 anos em São Bernardo do Campo

Foi no ano de 1962 que a Toyota decidiu implementar uma fábrica de carros nesse importante polo industrial e tecnológico do Brasil. Então, num primeiro momento, essa única unidade fora do Japão era usada para a fabricação de veículos off-road.

Porque a Toyota fecha fábrica em São Bernardo do Campo? Confira
Porque a Toyota fecha fábrica em São Bernardo do Campo? Confira / Créditos de imagem pexels

Mas com o passar do tempo, a Toyota implementou nessa fábrica a fabricação de outros veículos como Hilux e Corolla. De qualquer forma, a partir da saída da montadora da cidade, a empresa pretende expandir seus horizontes no Brasil.

Leia também: Elon Musk investiu US$ 2,89 bilhões em ações do Twitter

O que vem pela frente para a empresa

Tudo indica que a Toyota tomou essa atitude para alinhar-se a um novo plano de negócios para adquirir vantagem competitiva em seu mercado no Brasil. Dessa forma, a empresa continuará com filiais em Porto Feliz, Sorocaba e Indaiatuba.

Enfim, já os produtos de produção dessa fábrica, ao fechar, vão para outras localidades do mundo (montadoras argentinas e norte-americanas). Dessa forma, esse movimento aparenta ser um manejamento da empresa para melhorar sua performance.

Segundo a empresa, seu plano de crescimento para o ano de 2022 no Brasil é de 12%. Dessa forma, a decisão de desativar suas atividades em São Bernardo do Campo nada mais é do que um alinhamento a estratégia para alcançar esse objetivo.

Confira: Elon Musk está realizando teste com o Lucid Air? Confira os detalhes

Elon Musk está realizando teste com o Lucid Air? Confira os detalhes
Elon Musk está realizando teste com o Lucid Air? Confira os detalhes / Créditos de imagem pixabay

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo