Vejam porque os buracos negros têm as luzes mais brilhante do universo
são 40 anos de mistérios, que agora poderá começar a desvendar todos eles
Cientista descobrem que os buracos negros produzem uma das luzes mais brilhantes do universo. Entretanto, não são bem eles que produzem essas luzes.
Esse é um mistério, que já rodam os cientistas há muito tempo, sendo mais específico, são mais de 40 anos de estudos. Então, agora eles descobriram quais são as matérias que geram essas luzes.
Confira: energia solar sairá da Austrália até Cingapura, confira como será
Os buracos negros supermassivos
Segundo os cientistas, o que acontece é que os choques nos jatos dos buracos negro faz com que aumente a velocidade das partículas, fazendo com que o fique em uma velocidade alucinante, a pesquisa foi publicado na Nature Astronomy.
Portanto, o brilho forte produzido no buraco vem do material em volta dele. Então, de acordo que for sugando esse material é ativado as matérias. A maioria das galáxias do universo é construída em volta de um buraco negro supermassivo, e as mais brilhantes são as blazares.
Oque são os blazares?
Blazares são galaxias que emitem grandes feixes de luzes, essas luzes são tão fortes, que conseguem atravessar o cosmo, e dessa forma espalhar radiação eletromagnética. Ainda serão necessários vários estudo para, que possamos compreender mais detalhes de como tudo isso acontece.
De forma muito rápida, ou melhor, próximo à velocidade da luz, esses buracos negros, conseguem atrair muita matéria, e com o seu campo magnético localizado em seus polos, geram um efeito de iluminação através das partículas, assim como informa uma pesquisa publicada na Nature Astronomy.
Leia também: veja quais estados brasileiros estão em alerta vermelho devido às chuvas
Para localizar e acompanhar esses fenômenos, os pesquisadores estão contando com a ajuda do telescópio de raios-X, o Imaging X-ray. Ele vem ajudando nas descobertas dos buracos negros.
Telescópio Imaging X-ray
Com a chegada desse novo equipamento, os pesquisadores conseguiram desvendar ainda mais mistérios envolvendo os buracos negros. Então, o telescópio chegou em dezembro de 2021, sendo batizado pelo nome Imaging X-ray Polarimetry Explorer, ou em sua abreviação IXPE.
O telescópio IXPE mostrou que a localização do buraco nego blazar, se encontra a 460 milhões de anos-luz de distância da constelação de Hércules.