Guia das Engenharias

Engenharia de Produção: um guia com tudo o que você precisa saber

Para simplificar, o profissional da área de engenharia de produção trabalha para otimizar processos até chegar ao produto final. Se você deseja entender melhor como trabalha e o mercado de trabalho nacional dessa profissão, fique atento ao texto, vou tirar todas as suas dúvidas agora.

Siga-nos no Instagram

Veja a seguir exatamente tudo o que precisa saber sobre essa profissão:

Quais as áreas de atuação da Engenharia de Produção?

Veja a seguir quais são as principais áreas de atuação que pode optar ao começar a trabalhar com Engenharia de produção:

Desenvolvimento de produto:

O profissional trabalha no projeto de um novo produto e analisa a viabilidade da produção do mesmo.

Produção:

Controla o processo de produção. Isso significa dizer, que é atribuição do engenheiro otimizar todas as etapas: estoque, máquinas, processos e ambiente de trabalho.

 Equipe:

Ordena os recursos humanos para melhor aproveitamento da equipe no trabalho. Além disso, está atento às questões de segurança do trabalho e ergonomia.

Custo:

O engenheiro de produção é responsável por produzir o melhor produto pelo menor custo. Portanto, analisa custos versus produção, para identificar possíveis falhas e corrigi-las.

Meio Ambiente:

O especialista deve ter atenção aos processos de produção em conjunto com medidas de preservação ao meio ambiente.

Logística:

Determina a melhor forma de escoar a mercadoria sem onerar o preço do produto final.

Todas são opções muito vantajosas, na qual, pode escolher de acordo com seu nível de afinidade. Sem dúvida, escolher trabalhar com engenharia de produção irá te trazer várias vantagens e te proporcionar diversos caminhos em sua carreira profissional.

Sendo assim, avalie bem as opções e pesquise ainda mais afundo sobre elas:

Quais as empresas que um profissional de Engenharia de Produção pode trabalhar?

O profissional de engenharia de produção pode trabalhar em diversas empresas, de segmentos diferentes, algumas delas:

  • Indústrias (todos os tipos);
  • Empresas de Telefonia;
  • Transporte;
  • Comércio;
  • Hospitais;
  • Shoppings;
  • Bancos.

Entre muitas outras, estas que envolvem, prestação de serviço e desenvolvimento de produtos. Então, pode ficar tranquilo, o que não vai faltar é trabalho.

Qual o perfil de um engenheiro de produção?

Em geral, as pessoas que trabalham com engenharia de produção são criativas, observadoras, com olhar crítico e organizadas. Então, quem tem essas características já tem vários pontos a favor para se tornar um excelente engenheiro de produção.

Se você se identifica, esse pode ser um sinal de que precisa se empenhar nessa área.

Engenharia de Produção e mercado de trabalho:

Esse é um setor de grande estabilidade no mercado de trabalho com boa remuneração. O salário de um engenheiro de produção, no Brasil, gira em torno de R$7.500,00, para uma jornada de 42h semanais. Nada mal, né? 

Todas as empresas buscam a melhoria de processos e redução de custo sem perda de qualidade. Por isso, os profissionais dessa área têm amplo campo de atuação nacional.

O que estuda?

Em sua maioria estuda matérias da área de exatas. Dentre elas: lógica, desenho técnico, planejamento estratégico, algoritmos, lógica de programação, empreendedorismo, entre outras.

Quais as principais faculdades de engenharia de produção no Brasil?

Assim como há uma grande oferta de trabalho na área de engenharia de produção, há também inúmeras faculdades com esse curso. Confira agora as 5 melhores do país:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Quem é o engenheiro de produção?

É um profissional de extrema importância, principalmente no setor industrial. Seu papel é desenvolver processos para extrair a melhor eficiência de máquinas e pessoas. Por isso, essa profissão é tão valorizada. Quer ingressar nesse mercado? Pode ser sua grande chance!

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo