Inovação

Bicicleta que anda na água foi criada

Uma bicicleta que anda na água foi criada pela empresa Manta5, que conta com sua sede na Nova Zelândia.

O trabalho de desenvolvimento do produto e a criação de uma produção-piloto levou oito anos para se concretizar, sendo lançada oficialmente para pré-venda ano passado (2020).

O modelo, chamado Manta5 Hydrofoiler XE-1, é a primeira bicicleta comercial de seu tipo, e atualmente está sendo vendida por US$8,990.00 (cerca de R$ 48 mil em conversão direta, na cotação atual).

Bicicleta que anda na água é feita de fibra de carbono e alumínio

A bicicleta utiliza uma série de folhas para a manter estável e ser capaz de realizar manobras, sendo fácil de transportar e pesando apenas 100 kg.

O modelo XE-1 é elétrico, e operar a partir opera a partir de um motor e bateria que são à prova d’água (IP68), sendo acionado por uma hélice que é voltada para a frente.

A hélice é acionada pelos pedais e pelo motor elétrico de 460 watts, contando com uma bateria de íon-lítio de 22 Ah, com uma hora de autonomia e que é capaz de carregar apenas em 5 horas.

Para saber o estado da bateria e quanto tempo ela irá durar, há um visor para o usuário verifique os estados atuais das duas informações.

Um dos fatores que podem variar a autonomia da bicicleta que anda na água é o peso do ciclista: a empresa recomenda o produto para nadadores confiantes, que pesam entre 59 à 100 kg.

Garantia de dois anos

Ao comprar o XE-1, uma garantia de dois anos está incluindo, além de uma rede de locais de serviços que buscam resolver possíveis problemas com as lâminas ou com o sistema elétrico.

Segundo a empresa, a asa principal traseira da bicicleta elétrico mede 1,98 metros de largura, e a asa dianteira que é orientável mede 1,21 metros.

A bicicleta conta com uma velocidade máxima de 13 mph, assim como um veleiro tradicional em que parte de sua tecnologia é inspirada.


Fonte: Mashable e Revista Bicicleta

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Manta5

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo