Carro movido a óleo de cozinha? Essa é a nova criação
O ecologista e inventor percorreu o mundo em busca de informações que pudessem ajudar no seu projeto
O ecologista Paulo Roberto Lenhardt, do Rio Grande do Sul, foi o primeiro a criar e instalar um sistema que permite que o motor do carro a Diesel, funcione a base de óleo vegetal, então estamos falando do mesmo óleo que é, utilizado na cozinha para frituras de alimentos.
Agrande maioria das pessoas não sabem o que fazer a pois o uso do óleo vegetal e acaba armazenando em lugares inadequados ou acaba até mesmo jogando nos ralos. E esse procedimento é inadequado e acaba poluindo ainda mais o meio ambiente.
Confira: Ônibus elétrico da Mercedes, sua produção deve começar ainda esse ano
Excelente combustível para o seu carro
Entenda como é possível que um simples óleo de cozinha, se transforme em um excelente combustível para o se carro e o melhor de tudo é que ele é muito barato e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, no entanto ele é menos poluente.
Como preparar o óleo para usar em seu carro:
- Filtre o óleo em uma peneira para remover as impurezas mais grossas.
- Aqueça o óleo e adicione hidróxido de sódio e metanol. No entanto o primeiro divide as moléculas de óleo em ácidos graxos e glicerina. O segundo reage com os ácidos graxos e forma uma substância chamada éster.
- Retira a glicerina e jogue água no que restar para remover as impurezas e o hidróxido de sódio excedente.
- Use uma bomba de aquário para retirar os últimos traços de umidade e esta pronto combustível para o seu carro rodar 1.200 km.
Projeto inovador
O ecologista e inventor percorreu o mundo em busca de informações que pudessem ajudar no seu projeto inovador. Paulo Roberto, começou esse processo reciclando o óleo vegetal usado e assim, conseguiu adaptar seu carro, uma caminhonete S10, motor MWM 2.8 turbo.
Muitos não sabem, mais o óleo de cozinha é uma matéria-prima importante para um biocombustível eficaz que pode ser comparada com o do Diesel usado em seu carro. Entretanto Paulo Roberto faz parte do instituto Morro da Cutia de Agroecologia que promove o desenvolvimento rural sustentável.
Leia também: Kombi elétrica, confira aqui os novos detalhes do veículo