Inovação

Empresa criou casa móvel com painéis solares e turbina eólica

Uma empresa criou casa móvel, batizada de Ecocapsule, com painéis solares e também uma mini turbina eólica, a tornando totalmente autossuficiente em termos de energia.

A criação pertence ao escritório Nice Archtects, podendo ir a qualquer lugar do mundo sem haver preocupação por se encaixar em qualquer contêiner ou através de um reboque.

Além disso, não há problemas quando se trata de energia elétrica ou grandes preocupações quanto à agua.

A mini turbina eólica da casa móvel pode produzir cerca de 750 W de energia limpa, enquanto os painéis solares produzem mais de 880 W. Existe ainda outra versão mais modesta, que possui 200 W de energia solar e 1,2 kWh de capacidade de bateria.

A Ecocapsule possui um sistema de coleta de água da chuva, que é filtrada e pode ser utilizada normalmente para o consumo humano.

Segundo a empresa, em ambas versões há bateria de armazenamento para excedente energético, além de contar com uma instalação elétrica pré-configurada e conexões externas.

Assim, é possível recorrer a outras redes externas caso seja necessário, no caso de alguma eventualidade.

A versão “original” com a versão de turbina eólica de 750 W e painéis solares que produzem 880 W custa cerca de 80 mil euros (cerca de R$543.000,00).

Modelo SPACE

O modelo SPACE é mais econômica, custando 50 mil euros (aproximadamente R$340.000,00) e não é totalmente fora de rede, visto que não conta com uma turbina elétrica.

Ela é equipada com um painel solar removível e um design mais simples, com armários embutidos e piso laminado, apesar de poder ser personalizada para cada cliente.

Empresa criou casa móvel em uma competição de arquitetos

A ideia da Ecocapsule era inicialmente projetada para uma unidade habitacional que fosse úteis a profissionais que precisam ficar na natureza por longos períodos de tempo, como guardas florestais, cientistas ou até mesmo fotógrafos.

Além disso, também poderia ser utilizada como um alojamento em situação emergenciais, visto que poderia ser enviada rapidamente.

Toda essa ideia surgiu em 2009, quando o escritório Nice Archtects propôs o projeto em uma competição de arquitetos e engenheiros nos Estados Unidos.

Após a ideia ser formada, ela somente se concretizou quando endinheirados do Vale do Silício, na Califórnia, se interessaram pelo projeto.

Em 2018 a Ecocapsule começou a ser vendida de forma comercial, sendo lançada 50 casas móveis para moradores de alguns países, sendo eles:

  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • Austrália;
  • União Europeia.

Imagem em destaque: Foto/ Reprodução Ecocapsule

Fonte: Ciclo Vivo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo