Inovação

Pesquisadores criaram novo revestimento que aumenta desempenho do painel solar em 40%

Pesquisadores da Universidade Carlos III, de Madrid (Espanha) e da Universidade Minia (Egito) criaram um novo revestimento capaz de aumentar o desempenho do painel solar em 40%.

Os revestimentos testados foram em painéis de silício, onde houve o desempenho comprovado de 40%.

Além do desempenho de 40% a mais, também há uma maior eficiência de produção com o revestimento criado.

Segundo os criadores, a eficiência de produção se dá devido a técnica, que permite que a espessura da placa seja menor, consequentemente também gerando uma economia no material durante o período de fabricação.

O estudo dos pesquisadores foi publicado na Solar Energy, revista científica que é editada pela Sociedade Internacional de Energia Solar.

A equipe que inventou esse novo revestimento é composto por Mahmoud Elshorbagy, e também pelos acadêmicos: Eduardo López Fraguas, José Manuel Sánchez Pena, Braulio García Cámara e Ricardo Vergaz.

Informações sobre o novo revestimento

Segundo o primeiro autor do estudo, Mahmoud Elshorbagy, o novo revestimento é uma metassuperfície.

A metassuperfície se trata de uma superfície que é composta por matérias artificiais, sempre repetindo um mesmo padrão.

No caso do novo revestimento utilizado, a camada é composta de uma estrutura nanométrica (partículas extremamente pequenas).

Segundo o estudo dos acadêmicos, a cobertura que foi utilizada tem formato de cruz, que foi gravada nas células solares de silício e são preenchidas por materiais dielétricos (um material isolante).

A gravação foi realizada em uma região onde entra a luz solar, o que também facilita a chegada da luz do sol na camada da placa, onde essa luz é transformada em corrente elétrica.

Segundo o pesquisador, o revestimento pode ser feito em qualquer tipo de painel solar de silício durante o período de fabricação.

O período de fabricação do painel solar de silício junto ao revestimento é importante, pois com o revestimento ainda melhores resultados são alcançados.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Portal Energia

Fonte: Inovação Tecnológica

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo