Inovação

Sonda da NASA entra na coroa solar e “toca” o sol pela primeira vez na história

A sonda da NASA, Parker Solar Probe, entrou na coroa solar e “tocou” oficialmente no Sol, pela primeira vez na história, na última terça-feira (15).

Siga-nos no Instagram

A sonda foi lançada em 2018, e fez a viagem pela coroa solar, que é a camada mais externa da atmosfera do Sol em abril, em meia à oitava aproximação da espaçonave ao Sol.

Alguns dados preliminares também apontam que a sonda encostou no Sol novamente em agosto, porém mais análises são necessárias para confirmar esse segundo “toque”.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a sonda entrou em uma região onde os campos magnéticos são suficientemente fortes para “dominar o movimento das partículas energéticas”.

Após entrar na coroa, os cientistas afirmaram que demoraram meses para obter os dados de volta da sonda e então confirmá-los.

Os resultados foram publicados na Physical Review Letters, e posteriormente aceitos para publicação no periódico Astrophysical Journal.

 

Sonda da NASA traz diversos benefícios a longo prazo

 

Segundo os pesquisadores, o feito traz diversos benefícios, como entender melhor as explosões solares, que podem interferir na vida na Terra.

Além disso, a exploração também deverá auxiliar na compreensão de sua evolução e sua influência no sistema solar que conhecemos.

Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missão Científica, afirmou que os resultados devem nos ensinar não só sobre o próprio Sol, como também ensinar mais sobre as estrelas no resto do universo.

 

Futuro da Parker Solar Probe

 

A primeira vez que a Parker Solar Probe cruzou a fronteira irregular entre a atmosfera solar e o vento solar, ela estava a 13 km de distância do centro do Sol.

Os cientistas apontam que a espaçonave “mergulhou” para dentro e para fora da coroa por, no mínimo, três vezes, com uma transição suave.

Atualmente, a sonda ainda segue se aproximando do Sol, avançando na coroa até uma grande órbita final, prevista para chegar apenas em 2025.

Fonte: O Globo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo