Inovação

Veja o que os cientistas conseguiram alcançar com a fusão de energia nuclear

conseguiram pela primeira vez na história unir dois núcleos atômicos

Depois de mais de 70 anos, cientistas finalmente conseguiram gerar energia nuclear usando a fusão de átomos, algo que se tentava desde 1950. Isso, portanto, pode mudar as formas de energia limpa que o mundo usa.

Siga-nos no Instagram

O experimento ocorreu na Califórnia, no Lawrence Livermore National Laboratory, onde conseguiram pela primeira vez na história unir dois núcleos atômicos de forma eficiente. Então, juntar esses núcleos gera energia nuclear.

Confira: japão anuncia microcarro elétrico por apenas R$ 38 mil

Já não usamos energia nuclear?

Sim, a energia nuclear é usada há muitos anos, porém, não da forma que descobriram. As usinas que conhecemos separam os núcleos atômicos, liberando uma grande quantidade de energia nuclear. Ao mesmo tempo, isso é muito lesivo e perigoso para as pessoas não protegidas.

A fusão nuclear é exatamente o oposto. Nela, os núcleos de dois átomos diferentes se juntam. Isso faz muita energia que podemos usar para outras coisas, mas também é muito perigosa pelo alto nível de radiação.

Leia também: casas modular sustentáveis com baixo custo, Confira

Fusão nuclear

A fusão nuclear, portanto, é a mesma maneira que acontece no Sol. Para gerar aquele calor, o Sol separa e junta átomos, gerando muita energia, então, a fusão nuclear também libera essa energia. No experimento, conseguiram gerar 0,11 kWh.

Esse valor pode parecer baixo, mas foi gerado em um laboratório, pequena escala, e pode ser considerada uma energia praticamente infinita, já que tudo é formado por átomos.

Ainda assim, uma das preocupações dos cientistas é sobre a segurança e como usar essa energia no dia a dia. Como ainda é algo muito novo, farão muitos estudos para garantir que seja algo seguro para nós.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira outras matérias em nosso site. Fazendo isso, você vai conferir os principais assuntos dos últimos dias. Não fique de fora dessa e veja mais!

Confira: crise energética, Suíça quer proibir carros elétricos

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo