Notícias

Alinhamento planetário de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno: veja agora

Para ter uma visão melhor, a dica é olhar para o céu antes do Sol nascer

Para quem curte o alinhamento planetário, não pode ficar de fora dessa novidade. Os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno continuam alinhados e, desde o dia 18 de abril, podem ser vistos brilhando no céu antes do amanhecer.

Siga-nos no Instagram

Entretanto, o alinhamento dos planetas ficará visível até meados do mês de maio. Para ter uma visão melhor, a dica é olhar para o céu antes do Sol nascer e torcer para que o tempo não esteja com muitas nuvens.

 Confira: Mini hidroelétrica criado por jovens belgas pode abastecer até 500 casas

Por que acontece o alinhamento planetário?

Os planetas se alinham quando as suas órbitas criam um ponto de visão no céu. Contudo, não são raros, mas, não acontecem sempre. Desde março deste ano, Vênus, Marte e Saturno já vinham alinhados e, em abril, Júpiter se aproximou.  

No entanto, se você quiser ver o alinhamento, não precisará de binóculos ou lunetas. O brilho dos planetas é visível na direção leste no fim da madrugada e seguem nesta ordem:

  • Vênus é o mais brilhante;
  • Júpiter é o segundo debaixo para cima;
  • Saturno tem pouco brilho;
  • Marte se destaca pela cor vermelha.

Leia também: Petrobras bate recorde, e constrói poço offshore de águas profundas na Bacia de Campos

Qual o melhor horário para ver os planetas?

A dica é olhar para o horizonte no céu por volta das 4 da manhã, porém, em um lugar aberto sem árvores ou edifícios. Entretanto, para não confundir o alinhamento planetário com as estrelas, lembre-se que os planetas não piscam.

Além disso, os planetas alinhados formam um belo espetáculo celeste e o brilho desses corpos celestes chamam a atenção pelo destaque. Esses astros exibem uma luz diferente, conforme o distanciamento da Terra e o nível de gases dos nossos vizinhos.

Por isso, se estiver acordado, não deixe de assistir ao fenômeno espacial, que costuma acontecer pouco e pode demorar a aparecer outra vez. Sendo assim, é torcer para que o tempo esteja firme com o céu limpo e sem nebulosidade.

Confira a nova função para ocultar os seus dados no Google

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo