Notícias

Estudantes suíços quebram recorde mundial de aceleração de veículos elétricos

Estudantes suíços quebram recorde mundial de aceleração de veículos elétricos
Imagem: divulgação/ETH Zurich

Em 1º de setembro de 2023, um grupo de estudantes apaixonados por velocidade da ETH Zurich e da Lucerne University of Applied Sciences and Arts, na Suíça, conquistou um feito extraordinário ao bater o recorde mundial de aceleração de veículos elétricos. Eles desenvolveram o “Mythen”, um carro de corrida, que acelerou de zero a 62,15 mph (100 km/h) em incríveis 0,965 segundos, cobrindo uma distância de 40,3 pés (12,3 metros).

Siga-nos no Instagram

Construção e dedicação

A equipe de estudantes dessas renomadas universidades suíças dedicou quase um ano de esforço árduo para criar seu veículo elétrico. Apesar dos desafios enfrentados, eles perseveraram, trabalhando incansavelmente no projeto e refinando cuidadosamente seus componentes.

O “Mythen” agora é oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records por superar o recorde anterior de aceleração de veículos elétricos, que era de 1,461 segundos, estabelecido por uma equipe da University of Stuttgart em setembro de 2022. A façanha foi realizada no Switzerland Innovation Park em Duebendorf, Suíça.

O poder por trás do “Mythen”

Os estudantes por trás do “Mythen” projetaram e otimizaram todos os componentes do veículo, incluindo placas de circuito impresso, chassi e bateria. Eles utilizaram materiais leves, como fibra de carbono e núcleo de alumínio, resultando em um peso de apenas 309 libras (140 quilogramas). O carro de corrida também ostenta uma potência impressionante de 240 quilowatts, equivalente a aproximadamente 326 cavalos de potência, graças aos motores de cubo nas quatro rodas e a uma transmissão especial desenvolvida pelos estudantes.

Tecnologia inovadora para tração

Para atingir esse recorde de aceleração, a equipe AMZ (Academic Motorsports Club Zurich) precisou encontrar uma solução inovadora para manter o veículo firmemente no chão a altas velocidades. Em vez de depender apenas da aerodinâmica, como os carros de Fórmula 1 tradicionais, eles criaram um sistema de “aspirador de pó” baseado em sucção para garantir tração desde o início da aceleração.

A reafirmação de uma tradição

Esta não é a primeira vez que a equipe AMZ quebra o recorde mundial de aceleração de carros elétricos. Eles já realizaram essa conquista em 2014 e 2016, apenas para serem superados posteriormente. Agora, graças aos estudantes da ETH Zurich, o recorde mundial de aceleração está de volta às mãos suíças, e a equipe está confiante de que o manterá por um bom tempo.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo