Notícias

Incêndio em bateria de carro elétrico destrói cinco carros na Austrália

Incêndio em bateria de carro elétrico destroi cinco carros na Austrália
Imagem: divulgação/Bombeiros e Resgate NSW

Um grave incêndio causado por uma falha na bateria de um carro elétrico de luxo resultou na destruição total de cinco veículos no Aeroporto de Sydney, Austrália. O incidente, que ocorreu nesta segunda-feira (11), levanta preocupações sobre a segurança das baterias de veículos elétricos. No mês passado, os bombeiros australianos já haviam expressado temores de que o aumento de ocorrências envolvendo baterias os sobrecarregasse.

Siga-nos no Instagram

Combate ao incêndio e investigação

O incêndio foi prontamente controlado pelos bombeiros australianos em colaboração com o Serviço de Combate a Incêndios de Resgate de Aviação do país, e não houve feridos no incidente. A bateria responsável pelo incêndio foi removida do veículo e será submetida a uma investigação detalhada pelas autoridades australianas.

Os resultados dessa investigação serão cruciais para aprimorar as medidas de segurança e resposta a incêndios relacionados a baterias em veículos elétricos, de acordo com as autoridades da Austrália.

Alertas anteriores sobre riscos

O incêndio recente segue os alertas emitidos pelos bombeiros em agosto, quando expressaram preocupações com o crescente número de incidentes envolvendo baterias de veículos. Adam Dewberry, superintendente de Bombeiros e Resgate NSW (FRNSW), explicou que acredita-se que a bateria foi removida do veículo devido a danos mecânicos.

Dewberry enfatizou a importância de levar qualquer veículo elétrico que tenha sofrido danos mecânicos ou não esteja operando corretamente a uma concessionária para avaliação técnica. Ele esclareceu que, embora as baterias dos carros elétricos sejam consideradas de baixo risco de incêndio devido a padrões rigorosos de segurança, as bicicletas elétricas apresentam maior preocupação.

Investigação em andamento

Os membros da unidade de investigação e pesquisa da FRNSW estão atualmente investigando as circunstâncias do incidente, com a participação de oficiais de pesquisa da Segurança de Tecnologias de Energia Alternativa e Renovável da FRNSW.

Apesar dos incidentes recentes e das preocupações, incêndios em veículos elétricos não são considerados comuns. Estatísticas do Tesla Fire, uma plataforma de registro de incêndios em carros elétricos Tesla, mostram que desde 2013, 182 veículos pegaram fogo em todo o mundo, com 98 desses ocorrendo nos Estados Unidos. De acordo com relatórios, veículos elétricos são menos propensos a incêndios do que modelos a combustão, híbridos e a gás, conforme um relatório da AutoinceranceEZ.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo